segunda-feira, 14 de abril de 2008

Uso da orkut indevido, pela Globo gera indenização

Do triste caso da menina Isabella de cinco anos morta a poucas semanas, supostamente pelo pai ou madrasta ou ambos; muito se tem a pensar e pouco a dizer sobre o assunto. Corremos o risco de ao prejulgar, condenar pessoas pelo resto da vida ao ostracismo se não a um selvagem linchamento. Por outro lado tratar o assunto com tibieza resulta na alimentação do sentimento de impunidade que assola o país e no meio de dois opostos, a mídia e a sociedade de um modo geral se colocam em uma linha tênue. O exemplo abaixo demonstra o resultado de erros ao tratar as informações. Mas quero dar atenção ao trecho em negrito. Sempre tive ressalvas quanto a sites de relacionamento e o exemplo abaixo demonstra que minhas ressalvas possuem base. A equipe da Globo, que não podem ser chamados de amadores, usaram a foto de um homem como se fosse a do pai de Izabella e as fotos foram retiradas da Orkut. Considerando que somente possuem acesso ao Orkut, pessoas credenciadas, a Globo fez uso de um credenciamento dessa para vasculhar a orkut e tornou pública fotos ou documentos que estavam protegidos pelo sigilo do site, que não é aberto. Ora se no afã de informar a população e não por má-fé, a Globo fez isso, o que não fará uma pessoa ou grupo mau-intecionado?

Globo é condenada por erro em foto de pai de Isabella
Rosanne D'Agostino

http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/49799.shtml

A TV Globo foi condenada a retirar todas as fotos publicadas ou exibidas de um homem apontado como se fosse Alexandre Nardoni, 29, pai da menina Isabella, 5, que foi jogada do 6º andar de um apartamento do Edifício London, no dia 29 de março, na Vila Isolina Mazzei, zona norte de São Paulo.

Após a exibição de sua fotografia nos programas "Fantástico" e "Jornal das Dez", da Globo News, R. C. S. entrou com uma ação de indenização pedindo que a emissora se retratasse e que as reportagens fossem retiradas dos sites da empresa, onde também são reproduzidas.

Segundo o prejudicado, sua imagem foi exibida no último dia 6 de abril como matéria-prima para a edição da notícia e montagem de um vídeo denominado “A Versão do Pai”, em reportagem sobre o crime. A fotografia foi retirada do site de relacionamentos Orkut, como sendo de Alexandre Nardoni.

"O autor não possui vínculos pessoais ou profissionais com quaisquer um dos envolvidos no caso", afirmou o juiz substituto Fernando Leonardi Campanella, da 3ª Vara Cível de Caraguatatuba.

O magistrado fixou multa de R$ 50 mil em caso de permanência do vídeo na Internet ou nova veiculação de matéria ou da foto em qualquer reportagem produzida pela emissora.

O "Fantástico" deste domingo (13) retratou o equívoco logo após exibir novas informações sobre o caso. Os sites ligados à empresa também já não trazem as fotos equivocadas.

Nenhum comentário: