quarta-feira, 23 de abril de 2008

Nassif, o Dossiê VEJA e a guerra de blogs parte III

Como era esperado, Nassif voltou a atacar a jornalista Janaina Leite e Diogo Mainardi. A questão é remetida novamente a questão de cooptação de jornalistas pelo empresário Daniel Dantas.

Desta vez, Nassif refaz as acusações contra Janaina aumentando os exemplos aonde supostamente suas reportagens eram favoraveis aos interesses de Daniel Dantas e promete para o próximo capítulo explanação sobre a ligação dela com Mainardi.

O que exatamente temos de novo? De Nassif, nada, salvo a técnica de buscar na reportagem publicada, uma avaliação do que foi escrito, como e com qual intenção.

Como a jornalista tem aceitado o "debate" postando respostas atráves de suas próprias reportagens bem como novas entrevistas, ela praticamente já havia respondidos as questões mais importantes. Porém com um acréscimo, a respeito do Sr. Jannone, italiano envolvido nas operações de informação e contra informação .no caso das teles.

Ele não só confirmava que os documentos italianos eram autênticos como explicava o que faltava em algumas páginas. O Dossiê de Nassif alegava que os documentos tinham sido criados no Brasil e que eram falsificados ou fornecidos por Dantas. Para tanto, baseou-se no fato de Mainardi e Janaina terem recebido o documento supostamente no mesmo dia. também não faltaram explicações de comentaristas explicando como os documentos teriam sido "montados".

Como uma reportagem da revista Carta Capital de Mino Carta como o mesmo personagem já dava a informação que o documento era autêntico, o que em tese demonstava o dossiê nesse ponto, que é aliás base para a argumentação de que os dois trabalham juntos na divulgação de documentos do interesse de Daniel Dantas; a nova argumentação refaz a argumentação, dizendo que a origem é brasileira e não italiana.

Ocorre que conforme raciocinio do blog imprensa marron, é do interesse de Jannone divulgar que o judiciário brasileiro vazou documento que por sua vez fora vazado pelo judiciário italiano, porque é essa sua tese de defesa no processo italiano. A ele pouco importa concordar com Mainardi, Janaina ou Nassif, salvo se a verdade dos fatos torna inegável seu ok; até porque seria muito ruim para seu processo, ser envolvido em mais tramas que poderiam vir a comprovar sua falta de idoneidade, digamos assim.

De fato, o novo capitulo peca por Nassif não informar que esteve em contato com o citado personagem, incluso o pedido de desculpas do mesmo pelos ataques a Janaina, coisa que foi amplamente repercutida pelos seguidores de Nassif em seu blog.

O blog imprensa marrom, em parte porque confirmou procedentes as informações e os argumentos de Janaina e em parte porque foi duramente atacado por Nassif, o que o levou a re-avaliar mais seriamente o dossiê por inteiro, desmontando os capitulos, uns de forma mais leve demonstrando que a acusação não era assim nada tão extraordinariamente maléfico, outras de forma mais veemente; fez uma avaliação dos novos capitulos comparando com as informações do blog de Janaina e mantêm sua convicção de que o lado correto dessa história é a reporter.

Mais ainda, usando a mesma lógica de argumentação usada contra Janaina, Gravataí Merengue criou um post fenomenal, que usa as opiniões publicadas por Nassif sobre Fernando Collor de Melo para mostrar que seria possivel criar um dossiê Collor e colocar Nassif na posição de cooptado pelo político para defender seus interesses. Também transcreve reportagem do próprio Nassif muito mais elogiosa e positiva sobre o mesmo Daniel Dantas demonizado pelo dossiê, que as reportagens de Janaina fizeram.

A reação do blog de Janaina tem sido tal, que tem levado Nassif a mudanças no dossiê. Por exemplo, na chamada do novo capítulo, acusava Janaina de ser espiã. Talvez porque a palavra tenha um certo ar de jocosidade que ele não deseja dar ao dossiê ou caso VEJA ou porque tenha sido alertado sobre o peso do termo em termos legais, sei lá, ele mudou a palavra espiã por informante. Ocorre que Janaina ficou brincando com o termo, fazendo alusões a James Bond e as Bond Girls e claro esse tipo de escárnio é pior do que um ataque mais violento em palavras, porque afinal contra o "deboche" não há argumentos sério.

Logo, embora Nassif alegue estar sendo processado pelo "quatrilho" de VEJA pelas acusações, embora não dê maiores detalhes do mesmo, Janaina promete levar todos esses documentos a justiça exigindo dele a devida reparação. Curiosamente, Reinaldo Azevedo embora tenha sido atacado em um capítulo dedicado a ele; não tem feito posts ou respostas diretamente relacionados ao tema "dossiê VEJA", embora vez ou outra dispare um tiro ou outro, todos acusados por Nassif. Quanto a processos judiciais, nada se informa.

Correndo por fora, temos Paulo Henrique Amorim, que fica pra outro post.

Nenhum comentário: