terça-feira, 15 de abril de 2008

Sobre o ultimo post e a orkut

Cabe aqui um esclarecimento. Nada tenho contra a empresa Google e seus produtos. Seria hipocrisia já que este blog está hospedado no google. Nada tenho também contra a orkut. Meu problema é, se é que se pode chama-lo assim, com os sites chamados de relacionamentos; dos quais o orkut talvez seja apenas o exemplar mais popular e bem acabado e no caso do Brasil, de uso mais alastrado.

Minha questão é que tais sites não são locais exatamente de relacionamentos, mas basicamente de arquivamento de mensagens, fotos, videos; tudo pessoal ou não. A orkut e outros sites similares são vitrines para expor nosso desejo de exposição e aceitação. Querem um exemplo? As comunidades baseadas em um individuo, no qual as pessoas que gostam desse ou aquele se jutam para louva-lo.

Em um mundo cada vez mais individualista, no qual os jovens por não terem visão clara de seu futuro privilegiam cada vez mais o aqui e o agora em um pragmatismo exarcebado quase ao extremo; as pessoas e principalmente os jovens buscam a uniformidade, o espirito de grupo, embora seja praticamene todo virtual. Paradoxalmente, jovens conversam por horas através de MSN e registram sua passagem nos domínios de seus "amigos" através de scraps mas pouco tem a conversar pessoalmente já que juntos, o barulho ensurdecedor da musica, da batida, na balada ou na rave impede qualquer conversa...mas afinal quem quer conversar em balada ou rave, se o intuito é a aceleração, o contato, o prazer do momento?

Sai um pouco do assunto, voltando.

Como dito, a orkut é uma vitrine e um enorme arquivo eletrônico fechado ao público. Jovens tem ala seus dados, fotos, relacionamentos e se a Globo (ver post abaixo), usou indevidamente uma foto retirada de lá, o que pessoas ou grupos mau intencionados podem fazer?

Segue um exemplo: A CPI da pedofilia (alguem sabia que havia essa CPI em andamento? a mídia fala da CPI dos cartões, porque é de maior potencial explosivo, não é?), no dia 09 ultimo, quebrou o sigilo de 3.000, repito, 3.000 albuns do Orkut que conteriam imagens pornográficas de crianças e adolescentes. Segundo os parlamentares, 90% das denúncias de pedofilia pela internet tem relação com o Orkut.

Recentemente um americano veio ao Brasil e mediante contatos no Orkut, sua viagem resultou no estupro de um garoto de 11 anos.

Cabe aos jovens, aos pais e educadores refletir: é possivel ter seus dados confiavelmente guardados e resguardados em sites de relacionamento ou os jovens podem se expor a serem vítimas por conta do uso indevido de seus dados e imagens? é posivel bloquear o acesso aos dados de forma a ninguem ter acesso salvo com sua autorização? Sim, mas nesse caso, pra quê possuir um espaço na Orkut se ninguem irá vê-lo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Marco, não conhecia o blog, parabéns pelas idéias.

Sobre Orkut vou mais além: é sabido que redes sociais *virtuais* possibilitam às pessoas serem ou fazerem aquilo que não seriam/fariam no mundo real, respaldados pela falsa impressão de anonimato que a Internet passa aos seus usuários (alguém viu a atração gerada por isso acabou tornando isso comercial com o SecondLife).

Para piorar, junte esse senso de impunidade do mundo virtual ao baixo nível de controle de conteúdo do site Orkut (ainda beta por sinal), que melhora mas ainda não garante de forma convicta a segurança de seus membros como propõe... os resultados disso estão aí: recorde em denúncias ao SaferNet.

Diante desses fatos, que os sábios usem de discernimento... ou como você diz, "oremos"! (risos)

Abração!
Viny

Marco Aurélio Fedeli disse...

Pois é...o Viny, que é um grande amigo meu também é um usuário responsável da internet (usa com moderação, longe das crianças, não bebe quando dirige no tráfego da rede...tô brincando).

O comentário é lúcido e soma ao que escrevi. A internet é ainda, uma terra sem lei.