quarta-feira, 23 de abril de 2008

Um breve elogio do blogueiro Gravataí Merengue

O blog imprensa marron publicou um post fenomenal que de forma didática ensina como é possivel montar uma tese, caso ou dossiê a partir de trechos do que esse ou aquele publicou. No caso, Gravataí Merengue usando trechos selecionados de artigos de Nassif sobre Fernando Collor de Melo poderia construir a tese de que o mesmo defendeu os interesses de Collor. Gravataí desde o inicio fala que a idéia é ficcional mas os trechos dos artigos são verdadeiros.

Leiam o post nesse endereço http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/2008/04/
O post chama-se "DOSSIÊ COLLOR" - O CASO LUÍS NASSIF.

Escrevi um comentário e recebi um breve elogio de Gravataí que me deixou profudamente orgulhos, reconheço como segue:

Comentário de: Marco Aurélio Fedeli http://analiseseopinioes.blogspot.com

Não sei de quem é a frase, mas ela diz que não adianta muito se explicar porque os amigos não precisam e os inimigos não acreditam. Enquanto vc estava quieto no seu canto, dando visibilidade pro dossiê ajundando a pauta, tudo bem e tudo certo. Aí você faz o que o jornalista deveria ter feito que é ter ouvido o outro lado. Você consegue então enxergar os furos da história e passa a ser avacalhado, xingado e atacado de tudo quanto é lado.

Agora esse post é fenomenal não pelas informações mas porque com o exemplo "dossiê collor" feito nos moldes exatos que foi e está sendo feito o dossiê veja, quero dizer dossiê veja/fsp, quero dizer dossiê dantas; fica comprovado que pode-se provar que Collor cooptou parte da imprensa e que Nassif foi cooptado para defender interesses de Collor; mesmo que isso não seja verdade.

Qual o valor real do dossiê VEJA, por esse ponto de vista? Nenhum, já que as bases do mesmo não se sustentam.

Acho que foi uma jogada muito mal calculada por Nassif elaborar esse dossiê sem ter "provas" no lugar de "análises" casadas com CTRL V e C; porque o final dele pode ser uma grande interrogação quanto a sua relação com o BNDES e uma grande exclamação quanto aos 4 processos (nem sei se realmente existem), dos editores e colunistas de VEJA e agora mais de Janaina, que promete levar o assunto ao judiciário.

O que mais dizer, não?!?

(Gravz: Grande Marco Aurélio! "Análises casadas com CTRL V e C" é uma definição que eu queria ter feito! Fiquei com inveja agora. Porque é bem isso. É uma grande colagem, devidamente editada, para fazer "sentido" ao leitor)

#Permalink 23/04/2008 @ 13:04:08


Nenhum comentário: