terça-feira, 1 de abril de 2008

SAP ajuda a consolidar posição de liderança da CPFL no setor de energia

CPFL IMPLEMENTA O SAP NetWeaver E GANHA AGILIDADE NOS PROCESSOS POR MEIO DA INTEGRAÇÃO

Produtividade, agilidade e integração de plataformas heterogêneas foram os motivos que impulsionaram o Grupo CPFL, um dos maiores conglomerados nacionais em distribuição de energia, a implementar o SAP Exchange Infrastructure (SAP XI), solução que faz parte do SAP NetWeaver. A CPFL Paulista, empresa controlada pela CPFL Energia, foi a primeira no Brasil a entrar em produção com esta solução e foi pioneira no mundo ao integrar seu sistema de informações georreferenciadas (GIS) com a funcionalidade de Projetos (PS) do SAP R/3.

Begin the quote... Graças ao SAP XI, ganhamos qualidade e produtividade. Como resultado, a solução passou a ser uma ferramenta corporativa, que será utilizada para realizar outras integrações no grupo, por sua facilidade de comunicação nativa com o SAP ERP e a possibilidade de interagir com outras plataformas.
Hosana Bianchini, gerente de sistemas da CPFL Energia. ...end the quote

A MELHOR DISTRIBUIDORA DE ENERGIA NO SUDESTE DO PAÍS, SEGUNDO A ANEEL

O Grupo CPFL, composto pelas empresas Paulista, Piratininga, RGE, Geração e Brasil, é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro e atua nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia. Recentemente, foi reconhecido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) como a melhor distribuidora de energia elétrica da Região Sudeste.

Constituída a partir da fusão de quatro pequenas empresas municipais de eletricidade no início do século 20, a CPFL distribui energia elétrica para 234 cidades paulistas, representando 1/3 do Estado de São Paulo, com um total de 645 municípios. Hoje, posiciona-se em quarto lugar na distribuição de eletricidade no Brasil, detendo 6% do mercado nacional em fornecimento de energia e 18% em São Paulo. Neste Estado, a empresa ocupa a segunda posição entre as concessionárias distribuidoras de eletricidade e atende a uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes, numa área com mais de 90 mil km2.

SOLUÇÕES INOVADORAS PARA SUPERAR DESAFIOS

Inovadora e sempre atenta às novidades tecnológicas, a CPFL possui as melhores práticas de negócio suportadas por soluções de ponta. Foi assim que virou cliente SAP em 1999, ao implementar a solução SAP R/3 para substituir os sistemas legados desenvolvidos internamente, e decidiu, em 2002, investir na migração da solução, implementando novas funcionalidades. Ainda neste mesmo ano, a empresa adotou um sistema de informações georreferenciada (GIS).

Este cenário heterogêneo trouxe um novo desafio para a empresa: a integração. Havia uma grande dificuldade operacional, enfrentada especialmente pelo pessoal que trabalhava em campo e que precisava alimentar os diversos sistemas com as informações referentes aos projetos. “Não sabíamos como realizar esta integração”, menciona Hosana Bianchini, gerente de sistemas da CPFL Energia.

INTEGRAÇÃO TOTAL GARANTE MELHORES RESULTADOS COM CUSTOS REDUZIDOS

O problema só foi solucionado em 2003, após pesquisar o mercado e conhecer o SAP NetWeaver, a nova plataforma de integração da SAP. “Examinamos diversas alternativas e o SAP NetWeaver foi escolhido por ter funcionalidades que nos atendiam plenamente, pela integração nativa com o SAP ERP e por possibilitar a integração com outros sistemas”, explica João Raimundo Muszynski, CIO da CPFL Energia.

Nesse momento, “a idéia de adoção do SAP NetWeaver nos encantou principalmente por estar dentro da plataforma SAP”, conta Hosana. “Usamos dois argumentos para convencer ma diretoria a apostar nesse desafio de forma pioneira: o custo, já que a plataforma é parte da solução SAP que a empresa já utilizava, e o fato de ser nativo da SAP, dispensando novos desenvolvimentos”, complementa a executiva.

“Apostamos no SAP XI para obter a integração entre as plataformas heterogêneas do GIS e do SAP ERP”, reforça Hosana. “Essa decisão fez com que o usuário ganhasse produtividade com a operação de uma única plataforma, tornando-se um agente do processo, além de eliminar a necessidade de remoção de inconsistências diárias da pasta de erros, entre outros problemas. A idéia básica era permitir que as informações do GIS fossem transportadas para o SAP sem que houvesse necessidade de manusear os diferentes sistemas, agilizando a criação e a identificação dos projetos, a locação do material e de mão-de-obra, entre outros itens”, constata Hosana

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO SISTEMA TRAZ MAIS AGILIDADE PARA A CPFL

O projeto de implementação do SAP XI na CPFL teve início em agosto de 2003 e entrou em produção em fevereiro de 2004. “Um dos acordos que fizemos foi que a SAP realizasse essa implementação”, destaca Hosana, lembrando que “a empresa treinou a equipe da CPFL, transferindo conhecimento, e hoje o sistema funciona perfeitamente, sem problemas, beneficiando também o encerramento dos projetos, atividade que foi aperfeiçoada.”

“Conseguimos integrar as aplicações, e o benefício, em termos de implementação, foi a rapidez, porque a integração com nosso ERP foi muito fácil, o que não seria com outro tipo de produto”, comenta João Raimundo.

Begin the quote... Pioneira no mundo na integração do PS com o GIS através do SAP XI, a CPFL é também a primeira a encerrar os projetos e a ordem de manutenção com apontamento de materiais, serviços e atividades no GIS.

...end the quote

Como resultado dessa implantação, o técnico da CPFL trabalha apenas na solução gráfica, ou seja, no GIS, pois não precisa mais acessar a solução da SAP, que está integrada, absorvendo todas as informações automaticamente. “A ponte feita pelo SAP XI trouxe agilidade para a empresa, já que transmite para o sistema de gestão a criação do projeto e suas características, permitindo assim a locação de material e de mão-de-obra, a notificação sobre a necessidade de desligamento da rede, além de outros fatores fundamentais para a perfeita execução em campo”, informa a especialista.

OTIMIZAÇÃO E GANHOS DE QUALIDADE COM O GIS

O GIS substituiu o sistema legado existente na empresa, denominado RDGraf, no qual os técnicos desenhavam o projeto e tinham de acessar o SAP ERP para compô-lo. “Hoje, o SAP XI trouxe um ganho qualitativo em termos operacionais e de implementação, reduzindo tempo e custo. A integração possibilitou, entre outros benefícios, a geração automática de solicitação de trabalho, de planejamento de materiais, de diagramas de redes, de ordens de manutenção, além do apontamento de atividades e de materiais utilizados e a realização de outras tarefas que antes tinham de ser detalhadas em cada um dos sistemas pelos engenheiros e técnicos de campo. Todas as informações ficam disponíveis online, facilitando qualquer modificação”, diz satisfeita a gerente.

“Ganhamos qualidade e produtividade com a solução”, constata. “Como resultado, o SAP XI passou a ser uma ferramenta corporativa, que será utilizada para realizar outras integrações no grupo, por sua facilidade de comunicação nativa com o SAP R/3 e a possibilidade de interagir com outras plataformas”, comemora a executiva.









Quer aprender mais? Contate a SAP para informações adicionais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu