sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sobre o aparelhamento do Estado

Dizem jornalistas, mídias, oposição e críticos de plantão que o governo atual ou melhor dizendo o partido que venceu as duas ultimas eleições presidenciais aparelhou o estado brasileiro. Significa basicamente que postos de trabalho, cargos de chefia e cargos de confiança foram preenchidos com pessoal da militância.

Agora percebe-se, como afirma Reinaldo Azevedo que o sindicalismo aparelhou o governo que por sua vez aparelhou o estado que por sua vez alimenta os partidos que por sua vez vencem as eleições que por sua vez...deu pra entender né?

Alguns podem achar, com certa razão, que existe sempre um pouco de ressentimento e de crítica pela crítica nessas "denúncias". Outros acham um escândalo que ninguem nada faça sobre o assunto.

Tive uma experiência pessoal nesse assunto que talvez sirva para exemplificar a questão:

Em 2002, Lula assumiu o governo pela primeira vez. Nesse mesmo ano, eu deixava de trabalhar numa das grandes distribuidoras paulistas de energia, abrindo minha própria empresa. No inicio de 2003 fui procurado por uma empreiteira que atuava na área de STC (serviços técnicos e comerciais), no setor de energia e possuia contratos com todas as distribuidoras de energia dentro do estado de São Paulo, menos com uma delas, justamente aquela em qual havia trabalhado.

Essa empreiteira foi comprada por um grupo de empresários mineiros que tinham contribuido fortemente com a campanha petista para as eleições e haviam cobrado a fatura do governo solicitando que o mesmo conseguisse contratos com essa distribuidora de energia.

O novo dono da empreiteira entrou em contato com o então ministro das cidades, ministério criado pelo presidente Lula. Este que era do Rio Grande do Sul, conversou com o ministro das minas e energia que era também do Rio Grande do Sul sobre o pleito. Esse ministro então entrou em contato com um diretor da distribuidora que, vejam vocês, era do Rio Grande do Sul e solicitou sua ajuda. O mesmo de imediato concordou dizendo que precisava de um nova empreiteira em uma atividade especial na área de recuperação de perdas.

A informação chegou na empreiteira que fez os contatos com o diretor; mas como a atividade era muito específica começaram a procurar um profissional ou parceiro que tivesse experstise na área. A empreiteira chegou a mim mediante indicações de profissionais de outras distribuidoras e montamos um plano de negócios e ação na área de recuperação de receita que a distribuidora acabou não implantando e alocando a empreiteira em serviços de corte e religação de energia.

Pouco tempo depois, por volta de 2005, essa empreiteira por erros de gestão, acabou quebrando e perdendo seus contratos com as distribuidoras de energia no estado de São Paulo.

Qual o interesse da história acima? Bem, quase nenhuma se considerarmos alguns fatos:
1) O financiamento da campanha não foi feito com base na ideologia mas na possibilidade da fatura ser paga mais tarde;
2) Os contatos políticos foram usados para acertos de negócios, embora no caso, não tenha envolvido dinheiro ou empresas públicas;
3) A distribuidora era uma empresa privada cujos donos são tres dos maiores grupos nacionais e um deles especificamente, não tem no dono uma pesssoa que exatamente morra de amores pelo PT.

A conclusão a que se chega é: Se um governo não importa qual, consegue com uns poucos contatos interferir na operação de uma empresa privada que contratou uma empreiteira, unica e exclusivamente a pedido do governo; não atuaria com muito mais desenvoltura com as empresas públicas? Se um governo consegue, para pagar o apoio financeiro de uma campanha, encaixar, digamos assim, empresas e profissionais dentro dos quadros de uma empresa privada, não atuaria com muito mais desenvoltura nos escalões governamentais e nas empresas estatais? Claro que sim!

Por isso, quando vejo jornalistas, mídias, oposição e críticos de plantão criticando aparelhamento da máquina pelo partido governista, tenho a tendência de assinar embaixo dessas críticas, pela experiência vivida.

Nenhum comentário: