terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Toma posse o novo presidente do mundo, digo dos EUA

Barack Obama toma posse hoje do cargo.

Chris Rock em seu show, brincou dizendo que a única coisa ruim é que Obama é casado com uma mulher negra. Ele deveria ter uma esposa branca. Ai ele explica que se a esposa de Barack Obama fosse branca, ele diria "Querida, sou o presidente" e ela responderia: "Que bom, o que farei para ajuda-lo?". Mas com uma esposa negra e americana a conversa é assim: "Querida, sou o presidente" e ela responderia balançando a cabeça: "Você presidente? Hhum. NÓS somos presidentes, OK?".

A platéia morre de rir com essas tiradas politicamente incorretas, mas tive que rir vendo no site da Globo, as fotos do juramento que os presidentes americanos fazem colocando a mão sob uma biblia que que mestava segurando a bíblia era Michelle Obama, a esposa de Barack Obama e que será a primeira-dama. Foi impossivel não lembrar da piada de Chris Rock; porque de certa forma, ela estava ali jurando também.

Desconheço que as primeiras-damas anteriores tenham segurado a bíblia para o juramento de seus maridos.

Barack Obama assume com a obrigação de ditar as políticas e pensamentos americanos. Até agora ele sensatamente evitou comentar situações específicas como a guerra no oriente médio; ms agora precisará faze-lo.

O mundo entra na parte final do primeiro decênio do século XXI sem ter resolvido ou ainda sob influência de problemas anteriores ao século XX:

A crise dos alimentos não foi debelada com uma solução duradoura, mas arrefecida por conta da crise financeira mundial que derrubou o preço do petróleo, componente importante na produção de alimentos.

A crise financeira por sua vez está longe de seu término; e as medidas até agora anunciadas, de antemão, se sabe serem incapazes para resolver a crise.

A ONU é uma enorme, gigantesca ONG, ineficiente mas com poder para prejudicar populações inteiras quando usada como massa de manobra, ora pelos paises membros do CS, que são ainda os vencedores da segunda guerra com França e China juntos por conta de seu poder militar atômico; ora pelos paises do Conselho de Direitos Humanos com didaturas e autocrácias árabes com poder de voto;

A presença americana no Iraque ao passo que diminuir dará espaço ao ativismo religioso sob influência do Irã.

A questão do Oriente Médio não foi sequer discutida com razoabilidade.

A Russia quer voltar aos tempos de Pedro o Grande, querendo ser um potência mundial de peso, dentes e rosnando alto com a mão na torneira do gás que abastece a Europa.

O afeganistão continua sendo palco de terroristas e traficantes de drogas.

Vira e mexe, Paquistão e Índia, duas nações que detem domínio de armas nucleares vivem as turras.

O antiamericanismo bocó sulamericano está a toda.

Se ele conseguir resolver apenas um desses problemas, já terá feito um grande governo.

Nenhum comentário: