sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Em tempos de crise...Eficiência

Eficiência tem o sentido de acerto. Mas não somente relacionado ao melhor resultado mas como se chegou nele. Qual o grau de proximidade do nivel "perfeito" foi possivel chegar e a que custo.

Estamos vivendo um período de tempestade como nunca se viu na história. Uma crise financeira mundial que vem trazendo impactos cada vez mais forte para o país. A maior economia do planeta troca de comando governamental com uma guerra de duas frentes ou duas guerras por um mesmo motivo (iraque e Afeganistão), sem prazo curto para terminar e o Oriente Médio de novo pegando fogo. Ao mesmo tempo, as ações de combate ao Aquecimento Global não surtem os efeitos esperados e com o preço do petróleo tão baixo; não existem imperativos para implementar alternativas.

De fato, no meio disso tudo; as pessoas se preocupam com seus empregos e os empresários com suas empresas.

Nenhum empresário gosta de demitir. Sabem porque? Porque custa caro manter um empregado e mais caro ainda dispensa-lo. As leis trabalhistas oneram por demais o emprego. E podem me criticar a vontade, mas um dos motivos pelos quais o salário no Brasil é baixo é porque a legislação torna cara a relação trabalhista com os custos indiretos.

Eu sinceramente acho que o trabalhador brasileiro é inteligente o suficiente para saber o que fazer com seu dinheiro, mas o governo pensa diferente e por isso ele é obrigado a se aposentar pelo sistema público, o INSS, Aguardar anos para usufruir de um FGTS que talvez fosse melhor aplicado pelo trabalhador em sua familia mês a mês. Impostos e contribuições como COFINS, PIS-PASEP e outros diminuem as margens das empresas e por isso diminuem a margem de aumento nos salários sem que com isso, signifiquem aumentos nos preços. Sem falar em férias remuneradas em 1/3 do salário. O 13o. salário, que era meritório tornou-se obrigatório, seja o empregado eficiente ou não.

No mundo privado, os empregados esperam o dinheiro das férias, ou após anos o pessimamente mal aplicado dinheiro do FGTS para comprar um imóvel ou sua entrada. Impostos indiretos e os diretamente retidos de trabalhadores financia serviços públicos de péssima qualidade, na média dos estados. Aposentados, passaram a ganhar com base nas 36 ultimas contribuições e não sobre o total pago ao INSS durante toda sua vida.

No mundo publico ou estatal, os empregados vivem tal e qual os empregados do mundo privado como explicado acima, mas com uma diferença. Os salários são maiores. Porque são funcionários mais eficientes? Não, mas porque quem banca são os governos com dinheiro público vindo dos impostos. Apenas um exemplo: As estatais possuem uma constelação de empreiteiras e consultorias que prestam serviço a elas. Peque por exemplo, uma distribuidora de energia do grupo da Eletrobrás e compare quanto ganha um eletricista ou técnico em eletrotécnica da estatal e quanto ganha o mesmo profissional da empreiteira. Entendeu a questão?

Aposentados, os profissionais do mundo estatal e público terão vencimentos equivalentes ao quanto ganhavam na ativa, isso porque seus salários do INSS são complementados ou suplementados pela fundação dos funcionários da estatal em questão que é mantida em grande parte pela...estatal, na proporção de 2/1, 3/1, 4/1, etc.

Acabei me desviando um pouco do assunto.

Com tudo isso, a manutenção de um empregado, seu treinamento, etc é mais barata que sua demissão; mas o que fazer diante de uma crise que estrangula o crédito e não permite aumento dos preços? Diminuir seus custos para continuar fazendo a mesma coisa. E aí, ou manda-se gente embora ou...

Ou, se aplica de forma forte e duradoura medidas de eficiência que cortem custos e mantenham a rentabilidade.

Curiosamente, para isso as vezes é preciso investir.

Consumo de ÁGUA. As empresas utilizam muita agua. E todos somos, na maioria cativos de empresas federais ou estaduais de fornecimento de água. Vale a pena averiguar se existe acesso a veios de agua no terreno da industria. Poços artesianos. No limite para uso na limpeza de equipamentos. Na produção, depois da devida limpeza e adequação. A empresa de água não deixa? Ela que se dane. No limite, dá pra negociar bons descontos nas tarifas.

Existem equipamentos e eu pessoalmente conheço o representante de um equipamento do genêro que limpa para reutilização, 98% da agua utilizada em um local. Imagine uma empresa de lavagem de carros, reaproveitando a mesma agua que utiliza para lavar os carros em 98%? Imaginem os custos dessa empresa e qual seu preço de serviço? Competitivo, não?

Consumo de ENERGIA. Eu trabalho com isso. Eu vivo disso. As empresas podem fazer mais do que fazem pagando menos pela energia que consomem. Podem por exemplo eliminar a energia da distribuidora no horário de ponta. Podem melhorar seus programas de manutenção de equipamentos e sistemas, Educar seus funcionários a economizar energia, trocar motores e equipamentos por outros mais econômicos. Recuperar perdas do passado com impostos indevidos sobre partes da fatura que são cobradas pelas empresas a mais e ninguem reclama. Avaliar erros de faturamento, mais comuns do que muita gente imagina.

Nenhum comentário: