sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ainda Israel

Se alguem dúvida que Israel:

- Tem direito a se defender e responder a ataques, não importando que tipo sejam;
- Que o Hamas é sim, uma organização terrorista, não importando que em seus primórdios tenha sido apoiado pelo próprio Israel para enfraquecer o Fatah;
- Que Israel é um estado legítimo e a Palestina infelizmente ainda não, em grande e boa parte por culpa das próprias nações árabes;

Avalie:

- Se Israel não tem o direito de se defender, devendo aguardar que a coisa se torne uma situação insuperável; o Hamas tem o direito de atacar? Ou outras organizações? E nações? Por quese considerarmos que a Siria e o Irã apoiam abertamente o Hamas com dinheiro e armas, indiretamente eles estão atacando Israel. Se o Hamas não é uma força militar regular mas um amontoado de civis portando armas, como Israel deve se defender?
- O Hamas usa os instrumentos legais para impedir ações que considera ilegais dos adversários e usa dos expedientes políticos para tirar a força desses mesmos adversários? Não, ele entra em guerra civil, massacra homens em frente de esposas e filhos, usa homens-bomba suicidas, assassinatos, contrabando de armas e dispara misseis contra um estado que havia saído de boa parte do território em disputa, ação unilateral. Ele não respeita a convenção de Genebra e sequestra e mata cidadãos israelenses. O Hamas, logo, não é uma partido político mas uma força terrorista.
- Tão logo o estado de Israel foi criado, uma liga de nações árabes resolveu elimina-los. Em tres guerras Israel precisou defender-se não contra uma nação, mas contra tres ou quatro ao mesmo tempo. Em razão disso tomou territórios e a palestina não era e ainda não é um estado soberano. Deveria sê-lo? É claro que sim; mas desde que fiquem claras as regras do jogo. Desde o começo, embora Israel não seja formada por santos, os líderes palestinos pensaram antes em sua própria sobrevivência política e rejeitaram vez após vez os acordos.

Mas se nada disso basta, lembre-se;

Chaves, aquele da Venezuela, resolveu que Israel está errado e expulsou o embaixador israelense. Bem, se ele achou que Isrtael está errado, é porque ele está certo; porque Chaves é o mesmo que apoiou os terroristas das FARCS e acha que Fidel é a segunda vinda do messias.

Nenhum comentário: