quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O conflito no oriente médio e os idiotas de plantão

O governo do Sudão faz de conta que não é com ele o genocidio e as condições abjetas de vida impostas a parte de sua população em Darfur. Agora , lá, mais de 300.000 mortos.

O Brasil se abstem de votar uma moção contra o Sudão; Venezuela sequer deu uma nota à imprensa sobre o assunto e a Bolívia...bem!!!

Israel reage a ataques que vem sofrendo ano após ano mesmo tendo tomado uma decisão unilateral de sair da Cis-Jordania e da Faixa de Gaza e ato contínuo; o maior partido político da base do governo, de fato, o partido do presidente eleito lança uma nota condenando Israel como terrorista; Venezuela expulsa o embaixador israelense e a Bolívia...bem, ela corta relações com Israel!!!

Morte de crianças, e não precisa ser em guerras, é algo repulsivo. Mas o que fazer quando o inimigo, covarde que é, se esconde atrás de civis, esperando mesmo que os mesmos sejam abatidos para servir como propaganda?

Os que acham que Israel age errado, deveriam explicar como Israel deve proceder. Até já sei o que diriam: a) aceitar o estado palestino, b) derrubar o muro que construiram, c) permitir o livre acesso dos palestinos, d) ajudar a reconstrução da palestina, e) retornar as fronteiras acordadas pela ONU em 1948, etc, etc.

Até aí tudo bem. Mas o muro e a dificuldade de acesso não estão lá por acaso; mas para evitar o que antigamente era quase esporte nacional; o ataque suicida de homens e carros-bomba. O Hamas só lança foguetes porque não pode entrar lá. Então, como remover obstáculos e ao mesmo tempo assegura a integridade física dos civis se Hamas e outros não aceitam o estado israelense e querem extingui-lo?

Como Israel nunca posicionou-se contra a formação do estado palestino, é preciso ver se o outro lado aceita o estado israelense.

Quanto as fronteiras, venhamos e convenhamos, assim como os judeus, os palestinos nunca foram um estado, na acepção moderna da palavra. A favor de Israel, existe o passado bíblico e histórico, mas até nisso é preciso relativizar um pouco, porque senão, a Grécia teria direito às terras conquistadas por Alexandre.

Dizem que a resposta de Israel é desproporcional. Talvez seja mais violenta considerando o poderio militar que possui. De fato, as perdas em vidas humanas israelenses seria muito maior se se aparato de defesa fosse mais incapaz. O Hamas lançou a esmo, sem objetivar alvos militares mas cidades israelenses mais de 3.000 foguetes. Qual seria o estrago se Israel agisse proporcionalmente disparando 3.000 misseis a esmo na Faixa de Gaza? O estrago e as perdas humanas seriam muito maiores, decerto e a gritaria seria a mesma; porque de fato, ao Hamas interessa a postura de vítima quando na verdade é o agressor e no limite o responsável pelas perdas de vidas palestinas.

Alguem leu em algum lugar que o Hamas, tendo vencido as eleições preocupou-se em importar infra-estrutura para beneficiar os habitantes ou traficou armas? Pois é!

Voltando ao tema de inicio, eu já havia postado que Chavez ficando contra Israel era a maior prova de que Israel está certo. Disse também que logo Bolívia e Equador fariam o mesmo. Taí.

Nenhum comentário: