quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo...Velho

Estamos oficialmente no novo ano de 20o9 A.D.

E por íncrivel que pareça o ano começou tal e qual o anterior; não, melhor dizendo, os anteriores.

Uma rápida olhada nos jornais e além das já esperadas reportagens de como foram as "comemorações de ano novo", "da passagem do ano", etc, etc; as notícias ora de fundo mas que a partir de amanhã serão alvo de mais interesse são basicamente as mesmas do dia anterior quando ainda era 2008.

"primeira chacina do ano mata três" - informa determinada manchete.
"exército israelense oferece avanço por terra" - informa outra.
"crise longe do fim" - setencia uma terceira.

violência, guerra, caos financeiro. É curioso como mudados os personagens principais foram essas as notícias do Brasil e do mundo em 2008.

A violência contra crianças que parece foi o "enredo" das páginas políciais, dará lugar a chacinas? ainda a ver. Quisera Deus que assim fosse, porque crianças não mais foram ou serão mortas por pais, parentes, etc; mas como ainda o ano mal começou...

A guerra andou alguns graus de longetude e latitude e volta ao velho e histórico campo de batalha envolvendo Israel. Ou seja, Iraque por enquanto vai pro banco de reservas e entram em jogo os "profissionais".

A crise econômica está longe do fim? Claro, mas considerando que 2010 será ano de eleições, é claro, de copa do mundo; 2009 será o campo de batalha ideológico. O presidente já começou os primeiros disparos, como fez o Hamas para depois chorar de coitado, acusando os outros de "quererem a crise" para que sua popularidade diminua. Enquanto isso, o dolar, os juros, a falta de crédito (menos para as estatais), começa a fazer vítimas.

Estamos apenas no primeiro dia do novo ano de Nosso Senhor de 2009. É curiosa a sensação de deja-vú e sentir quase de forma inescapável, o desejo que comece 2010 logo. Porque? Ora porque o ano ano começou já velho.

Nenhum comentário: