terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Meu Deus, mais uma novela da Globo

A novelista considerada de primeiro time da Globo, Glória Perez está com mais uma novela no ar que se iniciou ontem.

Novelas longe de serem um artigo da cultura e da arte são um dos meios mais promissores de marketing que a televisão já criou.

Uma novela começa obviamente pela sinopse inicial, o roteirão basico. A partir dele o autor ou autores vão construindo a história principal e as paralelas que vez ou outra se cruzarão. Mas o roteiro não é de todo fechado como um filme, porque ele sofrerá influências a partir do retorno que a população dará em assistência e em pesquisas específicas. Ou alguem acha que aquelas reportagens e aparições em programas da grade dos atores e atrizes pra falar do personagem é não tem objetivo de marketing?

O estilo de roupas, cabelo e bordões também são planejados para serem absolvidos pela população e um exemplo do sucesso de uma novela é justamente a população copiar as roupas, cabelos e bordões.

Porém mais importante de tudo, os departamentos ligados a marketing sem ainda uma única cena rodada ou ido ao ar, já possuem uma idéia de quantos patrocinadores poderão ter seus nomes veiculados, quantas inserções comerciais haverão e quantas cenas serão produzidas para merchandinsing.

Pra quem não sabe, explico: São aquelas cenas inseridas na trama apenas para mostrar um produto. Por exemplo, na ultima novela, foi feita uma cena apenas para mostrar o internet banking de um banco com um personagem usando um laptop e o outro falando o que o gerente do banco disse. Ou tomando um refrigerante específico e a garrafa aparece em destaque no vídeo como se fosse uma coisa natural. Até os carros usados pelos personagens em cenas externas são uma ação de merchandising.

É por essa razão, leitor amigo, que dificilmente você verá uma novela de época ou baseado em uma obra de escritores consagrados, no horário nobre. É possivel claro que sejam fonte de idéias, mas nunca haverá retratos fieis deles em roteiros. Qual foi a ultima novela de época da emissora em horário nobre? Pois é! Quanto mais próximo do horário chamado nobre (que compreende o tempo do jornal âncora da grade; no caso da Globo o Jornal Nacional, seguido da novela principal e do programa posterior, no caso o BBB), mais caras são as ações comerciais.

E a nova novela? Bem, quem assistiu as ultimas novelas da escritora (nessa hora o santo google ajuda); Explode Coração, O Clone, América. Já assistiu a nova novela; embora a autora rejeite essa "ligação"

Explico: O roteiro segue a mesma linha das demais com um grupo étnico como enredo central (em uma eram ciganos, na outra árabes, na outra interioranos e imigrantes nos EUA e nessa ultima indianos). As primeiras cenas para conferir verosimilhança são feitas nos locais (Miami em uma, Marrocos em outra e a ultima na Índia); sendo que o resto é filmado em estúdios ou aréas do país que se assemelhem ao local original. Mas até aí, qualquer filme faz isso.

A questão é que ao usar o mesmo casting de atores que ela gosta, e não estou aqui fazendo um juizo de valor sobre o profissionalismo deles, acaba gerando um link com a anterior atuação. O ator Estênio Garçia por exemplo fez um cigano em "Explode Coração" e um árabe em "O Clone", absolutamente iguais.

Poxa não quero ser chato, mas a impressão que tenho das novelas dela é a mesma impressão horrorosa daquele filme feito com atores americanos sobre o Chico Mendes que usaram mexicanos para caracterizar os brasileiros da amazônia; ou os filmes de faroeste americanos que usavam o mesmo grupo de mexicanos para serem os peles-vermelhas abatidos pela sétima cavalaria. Explico: Todos os estrangeiros das novelas de Glória Perez tem o biotipo do brasileiro interiorano ou nordestino. Sempre. E como ela sempre usa os mesmos atores, já viu né?!?!?

No desejo de querer mostrar a realidade de outros paises e culturas, as novelas simplesmente demonstram o estereótipo que a imaginação popular criou ou eternizou.

E curiosamente, as três novelas com apelo "étnico" apontam para a mesma direção: a mocinha obrigada a se casar com alquem que não gosta, ama outro homem que a familia não aprova, se rebelerá contra familia e marido e sofrerá até o final quando ficará com seu "amor. Até lá, os diferentes nucleos se relacionarão esporádicamente.

Há é claro, o núcleo pobre, mas sempre formado por pessoas de enorme sapiença. Os empregados dos ricos são quase seres puros, verdadeiros gurus que ajudarão os mortais patrões que são ricos mas cheios de problemas.

Há o núcleo engraçado, que pode fazer parte do nucleo pobre ou ser amigo destes com situações paralelas.

Emglobando tudo, a novela mostrará a feliz união dos povos aqui no Brasil como exemplo para o mundo.

Então é isso! Se quiser assistir a novela para conhecer a Índia, recomendo que pegue um atlás geográfico, o dvd com o filme Gandhi e se tiver sorte um documentário sobre o país. Junte uma grana e faça uma visita. Vale a pena.

Já a novela usará a Índia apenas como pano de fundo para mostrar um enredo similar ao já mostrado em novelas anteriores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito