quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ponderações sobre fé e telhados

É fato que existe o imponderável, o imprevisto que sobreveem a todos como já dizia o antigo mestre do Eclesiates; mas como fica a coisa se alguem é pego por esse imprevisto ou pelo não esperado embora se declare eleito, consagrado, escolhido e abençoado?

Explico; e antes que alguem se alvoroçe, digo que de forma alguma quero aqui criticar a opção religiosa de outrem ou sapatear sobre uma tragédia que vitimou seres humanos.

A eles e seus familiares reitero minhas condolências.

A igreja que teve o telhado de seu templo posto abaixo por obra da natureza, do imprevisto ou de falha humana, ou vá lá, a soma dessas coisas, já que a imprensa andou apontando uma questão de alvarás baseados em documentos falsos; é talvez um dos exemplos mais recentes de uma ramo da chamada cristandade, na qual a soma de uma visão moderna das coisas e costumes se alia a uma fé no Cristo na sua vertente mais milagreira.

A pregação dos líderes dessa igreja é fortemente baseado na idéia de que aceitar Jesus como salvador implica numa resultante de bençãos pra lá de carnais ou materiais como sucesso nos negócios, dinheiro, saúde, etc.

No começo, foram os próprios líderes, marido e mulher, auto-nomeados apóstolo e bispa respectivamente, que demonstravam isso atráves de roupas, propriedades, etc. Com o crescimento da igreja na classe mais rica da população, outros passaram a ser os, como direi, garotos-propaganda da benção divina como o jogador KáKá.

Curiosamente, os líderes estão cumprindo pena de prisão nos EUA porque entraram com dólares não declarados e isso é crime lá. Obviamente,declararam que isso tudo é perseguição contra a igreja e obra do inimigo.

Agora o teto do templo caiu matando fiéis que lá se encontravam.

É impossivel deixar de perguntar:

Se aceitar Jesus significou bençãos materiais como emprego, dinheiro, etc (não para todos é claro; alguns estão na fila), porque esse mesmo salvador não poupou a vida de uma meia duzia de coitados? Afinal, me parece mais fácil segurar um mísero telhado do que conseguir um contrato milionário para o jogador Kaká providenciando que anjos chutassem a bola no lugar dele. Não é mesmo? E olhem que só digo isso, porque a cada gol, o sujeito aponta para o alto ou a cada entrevista coloca tudo como obra do divino e não por conta de sua eficiência como goleador ou ineficiência do goleiro adversário.

Se aceitar Jesus significou cura de doenças incuráveis como câncer e aids, porque anjos não escudaram os fiéis impedindo que as vigas caissem sobre eles?

Não me entendam mal. Acredito em Cristo como salvador e sei que os que nele creem são abençoados. Mas não o são com coisas materiais, emprego e dinheiro. Porque aí eu seria obrigado a questionar porque o "O DEUS" olharia com favor para um contrato comercial de um jogador de futebol, ou para o conforto material de um pastor, bispo, padre, etc; mas não fornece um prato de arroz para os refugiados em Darfur, apenas para ficar em um exemplo.

Os líderes da igreja levam uma vida faustosa e rica porque são "abençoados" é com o dinheiro alheio que tomam de contribuições voluntárias, dízimos e mensalidades pagas pelos fiéis que esperam, no fundo, serem recompensados para viver como os líderes vivem, mas daí a dizer que é Deus que abençoa esses líderes é uma outra coisa muito, mas muito distinta.

Esses religiosos conseguem em um único culto, "curar" mais pessoas que o proprio Cristo ao longo de sua vida na terra, entretanto nunca ouvi sequer falar, de uma ressurreição dos mortos em nenhum desses cultos. Porque o "Salvador" que também ressussitou mortos quando estava na terra, agora se declara impedido de faze-lo através dos seus, como chamarei, representantes?

O fato é que jabuti não sobe em arvore. Se subiu, ou foi enchente ou foi mão de gente.

Esses "religiosos" e fiéis não são abençoados por Deus. Ou possuem belos resultados por conta de suas aptidões ou vivem do dinheiro alheio como fazem os líderes dessas seitas.

O telhado caiu porque faltou-lhe a devida manutenção ou porque foi mal construido ou ainda porque não aguentou a forte chuva dos ultimos dias. De qualquer forma, teve mão de gente nessa estória mas infelizmente faltou a mão de Deus.

Vai ver, ele estava ocupado demais fechando os contratos novos de KáKá e não pôde dar atenção a uma besteirinha dessas de telhado caindo na cabeça de fiéis.

Mas os fíéis dessa e de outras seitas não se preocupem, ele continua muito ativo nos cultos desses dias curando câncer, aids, paralisia, mau olhado, pé torto e cegueira e abençoando correntes de empresários.

Tristes Tempos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este post! Estava esperando alguém fazê-lo!
Vejo que nos dias de hoje a relação de fé entre os homens e Deus se transformou em um contrato. Sim, um simples contrato, onde você oferece seu tempo e dinheiro em troca de saúde, sucesso, felicidade e principalmente, mais dinheiro!
E quando acontece esse tipo de coisa, eles simplesmente dizem que foi "a vontade de Deus", colocando assim um ponto final na história, pois ninguém irá questionar "a vontade de Deus", por mais absurda e sem sentido que ela possa parecer.

Marco Aurélio Fedeli disse...

Seja muito bem vindo Mr. Kenobi.
A casa é sua e fique a vontade.

De fato, vivemos em um mundo comercial acima de tudo e seu comentário é certeiro.

Não sou contra os fiéis de uma igreja custearem a manutenção de seus locais de reunião ou culto, pagamento de agua e luz, impostos, etc. Se pagamos clubes, partidos políticos, agremiações culturais dos quais somos sócios, é natural que fiéis contribuam para as atividades de sua igreja.

Mas daí, aceitar essa pregação, na verdade doutrinação dessas seitas que colocam a benção de Deus numa relação de causa-efeito vai uma distância muito grande.

Abraços