segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Nova Gramática Portuguesa

Já escrevi a respeito em outro post .
Desde o começo do ano vivemos sob nova gramática. O que muda?

Bem, de fato, o que muda é basicamente o uso de acentos ou não nas palavras, hifens, etc.

Objetivo: unificar a forma de escrever o português nos paises que falam a lingua em questão.

Essa discusão é antiga e beneficia de pronto, as editoras que produzem dicionários e material didático e...claro, diminue os "custos" das editoras e escritores que agora não precisam mais produzir ediçoes "brasileiras" e "portuguesas" dos mesmos livros.

Os lusitanos, espertos que são, conseguiram uma brecha no novo acordo que declara que as mudanças devem respeitar a tradição lexicográfica. Traduzindo em miúdos, significa que Portugak, por exemplo, pode optar pela "tradição" e não precisará se adaptar ao "brasileiro". É basicamente isso!

A maioria dos brasileiros saem da escola que possuem em sua grade o inglês e/ou espanhol como segunda lingua obrigatória, sem saber falar um, outro e mal e porcamente a lingua materna.

Preocupados em criar livres pensadores, os como direi, especialista e lobistas, conseguiram enfiar na grade curricular das escolas públicas coisas como filosofia, religião, etc; que ao meu ver seria um tempo gasto de forma mais útil em aulas de português e matemática.

Como resultado temos alunos que se formam achando que sabem discutir filosóficamente algum assunto metafísico mas que são incapazes de expos corretamente suas idéias no papel.

E eu? Sou especialista no assunto e falo corretamente para ser crítico? Claro que não! Qualquer um com um bom conhecimento da lingua vai encontrar erros nos posts.

Poderia, mas não uso a lingua no seu aspecto formal, porque se há aqueles que reclamam do tamanho dos textos, imaginem a gritaria se eles se assemelhassem pareceres jurídicos?

De fato, os que conheçem e respeitam a antiga regra ortográfica logo se adaptarão às mudanças aprovadas. Quem ignorava a antiga regra continuará ignorando a atual e mesmo assim, continuarão sendo falantes competentes da lingua já que até agora falaram, foram ouvidos, e ouviram os outros.

Mas que essas mudanças são uma bobagem, para mim são!

Nenhum comentário: