sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lá vamos nós de novo - O conflito no oriente médio

O Hamas ofereceu como acordo, uma trégua de 1 ano desde que Israel se retira em uma semana.

Quer liberação das fronteiras, etc e tal.

Traduzindo em miudos, o Hamas quer passagem livre para continuar com seu objetivo de fundação, que é a extinção do estado de Israel e dá uma tregua de um ano para isso, em troca de Israel retirar-se da Faixa de Gaza, coisa que ele já havia feito e levou mais de 3.000 foguetes na cabeça por conta disso. E após o um ano de tregua? Recomeçam os foguetes, bombas, etc? É isso?

E claro, a culpa é de Israel por não aceitar tais condições preferindo matar crianças. Só rindo mesmo!

O Hamas foi eleito pela população palestina e quase ato contínuo essa organização entrou em guerra civil com o Fatah. A coisa foi de tal ordem, que o Fatah controla a Cis-Jordânia e o Hamas controla a Faixa de Gaza. A população aceitou o Hamas e suas ações, lembrando que o "esporte" de disparar foguetes contra Israel vem sendo praticado ao longo do tempo, mesmo com Israel tendo se retirado da Faixa de Gaza.

Quais são os pais e mães que permitem que seus filhos vão a escola com a cidade sob bombardeio, sabendo que o Hamas usa a população civil como escudo? Eu não deixaria, salvo se compartilhasse da mesma ideologia ou vá lá, pensamento religioso.

Quer dizer que eu estou dizendo que os palestinos são responsáveis pelo que ocorre lá nesse momento? Em parte sim!.

A população de modo geral votou no Hamas, logo, aceita seus ideais. A população de modo geral te módio de Israel por conta do passado. A população de um modo geral faz vista grossa aos atentados praticados pelo Hamas. A população aceita ser usada como escudo humano.

Israel não é bonzinho. De um povo vitimado pelo nazismo, da perseguição em territórios russos e soviéticos, da manipulação religiosa; tranformaran-se numa arma de guerra letal e eficiente. E por conta da eficiência, sem dúvida, são violentos e não pensam duas vezes em apertar o gatilho.

Sem dúvida, Israel como estado cometeu e comete erros, excessos, etc. Devem ser denunciados, comprovados e se assim forem, o estado deve ser chamado as falas.

Mas é claro que os palestinos não são os Curdos, dizimados com armas químicas por Sadam Hussein, e para quem a imprensa mundial não dá a menor bola. Os palestinos tiveram a oportunidade de crescer como nação autônoma mas colocaram seu "destino" nas mãos de uns celerados que usam a religião como desculpa para atingir poder político e riqueza material.

E quem paga por isso no final, foram aqueles que salvo engano não detem direito de voto nem de escolha; as mulheres e as crianças.

Nenhum comentário: