quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ponderações a respeito de certa cegueira

Não existe tarefa mais árdua que lidar com outro ser humano. Porque não se lida com a pessoa mas com pelo menos 4 delas: a pessoa em si, voce mesmo, a expectativa dela sobre você, a sua sobre ela, e por ai vai.

Ocorre que infelizmente é muito comum as pessoas serem acometidas de uma certa cegueira que as impossibilita de enxergar as coisas como elas se apresentam.

As pessoas facilmente se ressentem quando as expectativas dela sobre os outros não se concretizam, atacando portanto a voce, se você for esse outro. E quando ocorre o contrário, ela defende a si mesma justificando o porque de sua expectativa não ser real, logo a culpa é dos outros, sua.

Me fiz entender? - Dito de outro modo; tem gente que faz força pra ser burro, e percebe-se a luta inglória do sujeito para se manter numa vida infeliz, porque ele está sempre a espera das mais altas expectativas sobre as outras pessoas, expectativas essas que não aceita sobre si mesmo.

Vai daí, que o sucesso em lidar com outros seres humanos, está em elevar as expectativas de si mesmo, fazendo-as por cumprir; sendo aquela "pessoa" que ele espera nos outros. Fatalmente haverá uma correspondência dos demais e se não houver, esse "pessoa superior" saberá melhor do que ninguem não se pode esperar dos outros aquilo que não fazemos para ninguem e se fazemos a recompensa está em faze-las e não na hipotética retribuição que poderá ocorrer.

Não é possivel, em lugar nenhum do planeta, ser um excelente crítico culinário sem saber pessoalmente cozinhar um simples ovo sem emporcalha-lo. Da mesma forma não é possivel querer ser crítico das atitudes de um ser humano, sem praticar as positivas e boas atitudes que se espera dele.




Nenhum comentário: