segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As agências de risco e as notas de rebaixamento

Entenda leitor amigo;

As agências de risco, aquelas que pontuam paises e empresas quanto a sua idoneidade financeira e capacidade de pagar dívidas, tem um conceito ótimo por traz delas. Qual é? Quanto maior a nota do país ou empresa, mais seguro é investir em seus papeis. Com isso a busca por esses titulos é tão grande que os juros que os emissores irão pagar quando esses títulos vencerem é pequeno em relação aos demais. Além disso, tais notas permitem que os emissores possam faze-lo com prazos de pagamentos contados em décadas. Na mão inversa quanto menor a nota, mais perigoso fica comprar titulos de tais paises e empresas, porque corre-se o risco real de calote ou de ver o dinheiro virar fumaça por conta de inflações descontroladas. Para evitar que  seus títulos fiquem micados, os paises lançam títulos com prazos curtos de pagamento e juros altos o sufuciente para valer o risco de compra-los.

A segunda situação descreve a brasileira da década de 80 e 90 e cada vez mais descreve alguns paises da europa.

Ocorre que a crise financeira da zona do euro tem duas vertentes, uma eminentemente fiscal, com os paises europeus apresentando dividas de curto prazo e outra que envolve paises que entraram no mercado comum e na zona do euro recentemente sem todo o trabalho preparatório que os demais paises fizeram, obrigando estes a suportarem aqueles, como vem ocorrendo com a grécia recentemente.

Porque então, as agências de risco baixaram as notas de França e deixaram de lado a Itália que está em uma situação muito pior?

Porque as agências, deixaram de ser a muito tempo o mediador neutro e balizador por excelência do mercado e toma parte ativa do movimento de especulação de grandes investidores com forte interesses por exemplo nas eleições presidenciais francesas. Esse cárater político e o peso que grandes investidores tem em determinados mercados ganham dinheiro se marcaram posição de venda em baixa por exemplo e essa perda de pontos nas agencias de risco permite essa situação.

Essa é a principal razão para uma agência determinar o rebaixamento de França e outra agência informar a manutenção de sua posição. Se as informações e dados analisados são exatamente os mesmos, a diferença de opinião está baseada em algo subjetivo em termos de dados mas objetivo por demais em ternos de clientes e interesses a serem defendidos.

O mundo é mais selvagem do que parece.



Nenhum comentário: