quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O chororô da Argentina sobre as Falklands e a turminha na web

A Argentina conseguiu que o os paises do mercosul não permitam que barcos com a bandeira das falklands aportem. Segundo os hermanos, porque as ilhas são da Argentina e a bandeira não é reconhecida, isso e aquilo.

Ai a turminha militante na web sai a despejar bobagens em sites e foruns desancando a Inglaterra.

A verdadeira diarréia mental que vicejou na web criou pérolas como "lutar contra o imperialismo inglês, porque a América do Sul é livre de colônias e é isso que a Inglaterra quer"; que a "Argentina está certa em reclamar as ilhas"; que o "mercosul deve apoiar o pleito argentino" e centenas de outras idiotices.

É claro, os inteligentes devem estar a se perguntar: - Se as ilhas são inglesas, então a bandeira é inglesa, não é mesmo? - Sim, meu inteligente leitor. A bandeira é uma variante da bandeira inglesa mais um simbolo da ilha; até porque ninguem seria louco de proibir o aportamento de navios ingleses. Mas o que realmente importa é: Se você vive nas faixas litoraneas, quantos navios vindos dessa ilha você já viu? - Pois é.

Sobre as bobajadas ditas, vejam vocês:

1. Se as falklands, que distam mais de 500 kms do litoral argentino podem ser desejadas pela Argentina; os EUA poderiam pleitear a anexação de Cuba que fica pouco mais de 100 kms do litoral de Miami. E se a Argentina usa o fato de ter usado a ilha por cerca de menos de 50 anos no século retrasado, os EUA administraram Cuba no inicio do século passado. Lógico, o exemplo é absurdo, mas o usei apenas para demonstrar que a proximidade de uma ilha pode ser usada para exigir o que se quiser mesmo que não seja razoável ou verdadeira.

2. Colonias inglesas na america do sul? - Só rindo mesmo. O que essa turminha diz da Guiana Francesa que é departamento ultramarino da França e está encravada no cocoruto da américa do sul?

3. Esse pleito foi a grande arma da ditadura militar argentina. A turminha tão ciosa da luta contra as ditaduras defende essa idéia vinda da ditadura argentina, porque sabe-se lá; já que por questão de principios a turminha deveria ser contra justamente por isso. Mas como militância e inteligência não são coisas que andam juntas, dá pra entender.



2 comentários:

Anônimo disse...

CARO MARCO AURELIO
CONCORDO EM GÊNERO NÚMERO E GRAU. NOSSA BURRINHA GENTE BRASILEIRA EMBARCA NESTAS BESTEIRAS SEM SABER QUE A NOSSA MAIOR INIMIGA É A ARGENTINA.
OLD MAC

Marco Aurélio Fedeli disse...

Eu respeito a opinião do comentarista anônimo porém discordo que o país hermano seja um inimigo. Ela é um parceiro incômodo como alquele cunhadão que todo mundo tem que gera mais gasto que alegria.

De qualquer forma, o mercosul como está montado apoia os interesses eleitoreiros de populistas e prejudica a capacidade de livre concorrência do país.