terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O programa Roda Viva com o ministro Gilmar Mendes

Uma nova briga na blogosfera, na verdade um batalha, uma escaramuça entre exércitos oponentes. Foi isso o que ocorreu antes e depois da entrevista do ministro Gilmar Mendes ao programa Roda Viva da TV Cultura.

O ministro Gilmar Mendes é foi convidado para o programa. Entre os entrevistadores, Reinaldo Azevedo de VEJA e Eliane Catanhede da FSP.

O mundo veio então abaixo.

De certa forma comandados por Nassif a partirde seu site, trovejaram emails de repulsa ao programa, a emissora, ao governador, ao entrevistado, aos entrevistadores. A entrevista seria uma palco iluminado para o candidato Gilmar Mendes, quando muito um chá das cinco entre senhoras.

Reinaldo Azevedo anunciou em seu blog o programa, sua participação e deu link do site do programa.

A blogosfera militante, de ambos os lados, diga-se de passagem, foi de tal forma eficiente e ruidosa, que o ombusdman da emissora se pronunciou avaliando a quantidade enorme de email que afirmou ter recebido a favor e contra.

Nassif, através de comentaristas expôs a posição do ombusdman e sendo crítico contumaz tanto de Reinaldo Azevedo quanto do ministro do STF, atacou sem dó a questão em posts, na publicação dos comentários e na resposta para alguns deles.

Gravataí Merengue a partir do Blog do Ildeber publicou um post criticando a escolha dos entrevistadores. Queria algo mais equilibrado ou que houvesse alguem realmente crítico ao entrevistado para que o programa fosse democrático.

Em comentário ao post do Gravataí que é um blogueiro que respeito muito; escrevi que achava que a coisa não era algo excepcional, na verdade, seria praxe do programa, montar uma bancada mais amigável e lembrei da entrevista anterior com o ministro Paulo Vanuchi da secretária de direitos humanos, que teve uma bancada de entrevistadores extremamente amigável.

Gravataí concordou com a afirmação, nos comentários.

Bem, hoje após a entrevista ter ido ao ar; Nassif publicou posts e comentários sobre a entrevista e a reporter Eliane Catanhede que até então era atacada por comentaristas como sendo do "pig", a reporter da febre amarela, isso mais aquilo, era incensada como a única corajosa.

Já no blog do Reinaldo Azevedo, ele fez uma crítica aos jornalistas que não se vendem mas que se deixam levar pela patrulha, que falam pelo povo. Os comentaristas entenderam que ele estava falando de Eliane Catanhede e fizeram críticas a ela e sua atuação no programa.

Os dois grupos assistiram o mesmo programa?

Na sequência, o ombusdman publica um artigo que foi parcialmente citado nos trechos que mais interessava por Nassif, fazendo uma crítica ao programa e aos entrevistadores.

Tá certo que depois de um sucessão de, digamos assim, anônimos na comparação; o ministro Gilmar Mendes receba uma atenção mais especial. Ou ainda que o volume de emails e telefonemas que o programa recebeu fizesse por merecer uma análise mais profunda do ombusdman. E ele fez isso; elogiando Eliane Catanhede, dizendo que o jornalista do Estadão estava apagado e que o diretor do site de assuntos jurídicos e Reinaldo Azevedo estavam abaixo da crítica. Sinceramente, não sei se ele jogou pra torcida, já que seu email anterior foi alvo de pesadas críticas na blogosfera, ou se realmente acredita nisso.

O final do email é interessante porque afirma que o programa seguiu sua tradição, mesmo sem a presença de Luiz Nassif. Porque a citação a Nassif? - O mesmo quando publica o post com trechos, comenta cândidamente que não entendeu. Mas Luiz Nassif declara com indisfárçavel orgulho ganhar esse prêmio e aquele outro. Publica que suas comunidades ultrapassam mais de 2.000 membros. Como não entendeu?

É obvio que Nassif teve participação na avalanche de emails críticos a entrevista de Gilmar Mendes e a alusão ao seu nome pode ser a resposta do ombusdmam àquilo que não deixou de ser um forte patrulhamento.

E sobre os entrevistadores de Gilmar Mendes? Ouve conluio? Ou foi, digamos assim, padrão do programa?

Pois é, apesar do ombusdmam encrespar com o programa por conta de uma entrevista de um sujeito sobre telecomunicações e ele ter achado que o programa foi abaixo da perspectiva, o programa anterior com o ministro Paulo Vanuchi foi o quê baseado nas suas argüições sobre a entrevista do ministro Gilmar Mendes e seus entrevistadores?

Se o leitor "passear" pelo site do programa Roda Viva, é informado quem foram os entrevidadores do ministro Vanuchi.

Vejam bem, no caso do minitro do Supremo foi convidado o blogueiro da VEJA simpatizante do ministro ou de suas idéias, o diretor de um site jurídico, que geralmente faz loas ao STF e dois jornalistas, em tese, isentos, correto?

No caso do ministro Paulo Vanuchi, foram convidados um jornalista da revista CartaCapital, um jornalista da FSP, um diretor de um ONG e uma intelectual.

O que tem demais?

CartaCapital é uma revista abertamenta apoiadora do governo e particularmente do PT.

O jornalista em sí ganhou um prêmio sobre uma reportagem sobre a Lei da Anistia.

O diretor da ONG, a CONECTAS, de direitos humanos é um intelectual e defende a revisão da lei de Anistia.

A intelectual, é defensora da revisão da lei da Anistia.

E daí?

Daí, que a principal disputa que o entrevistado está envolvido é justamente a revisão da Lei da Anistia.

Foi ou não foi um chá da tarde entre amigos essa entrevista?

Qual foi o percentual de emails e telefones para o programa Roda Viva? Não sei dizer, mas não foram suficientes para chamar a atenção do ombusdman nem para a entrevista nem para a atuação dos entrevistadores. Já no caso do ministro Gilmar Mendes...

É verdade, posso aqui estar cometendo um erro ao escrever o acima. Seria o caso então, de alguem de forma educada, demonstrar aonde está esse erro. Até lá como vejo a coisa?

Em geral a bancada é amiga. Até seria interessante algum intelectual ou jornalista que se opusesse a revisão da Lei da Anistia alí estivesse até para que o ministro pudesse exercitar seus argumentos e demonstrar a força deles ou não.

No caso do ministro Gilmar Mendes, convenhamos, a jornalista Eliane Catanede fez algumas das perguntas, assim como a âncora também; que a militância queria que fossem feitas. Segundo o ombusdman, isso "equilibrou" o programa por conta da atuação de RA e do diretor da site jurídico que na sua opinião, fizeram o que a militância do contra esperava, jogassem bola pra ele bater; embora o próprio ombusdman cite e Nassif coloque pontinhos que o mesmo fez perguntas importantes.

E aí pergunto: porque o ombusdman não bateu, sequer críticou a entrevista com o ministro Vanuchi que na comparação do quesito "entrevistadores" ficou muito mais clara a ligação das idéias e propósitos sem o já famoso e exigido, contraditório, pelo menos de corpo presente?

Mas você assistiu a entrevista pra ficar falando? Pois é, não precisaram assistir a do ministro Gilmar Mendes pra deitar falação. E porventura é verossímel que uma bancada com três simpatizantes das idéias do ministro permitiriam prosperar alguma pergunta crítica aos seus conceitos?

A análise termina aqui.

Bem se não acreditam em mim, pesquisem, ou avaliem as informações abaixos colhidas do santo google:

1)) Algumas links para Glenda Mezarobba, que foi uma das entrevistadoras do ministro Paulo Vanuchi.

· Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Glenda Mezarobba)

MEZAROBBA, Glenda . Um acerto de contas com o futuro: a anistia e suas conseqüências - um estudo do caso brasileiro. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2006. v. ...
buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4711893J1 - 72k -

· Desculpa por tortura faria bem a militares, por Glenda Mezarobba ...

O importante, segundo Glenda Mezarobba, pesquisadora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp e autora do livro "Um acerto de contas com o ...
www.observatoriodeseguranca.org/imprensa/opinioes/glenda - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

· "O Estado despreza o princípio da justiça" : Glenda Mezarobba ...

14 Jun 2008 ... No início do ano, a cientista política Glenda Mezarobba apresentou uma tese de doutorado sobre as indenizações aos perseguidos pela ditadura ...
https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/.../o-estado-despreza-o-principio-da-justica-glenda-mezar... - 47k - Em cache - Páginas Semelhantes

· Acerto de contas com o futuro, Um - Glenda Mezarobba - Humanitas ...

Neste livro, a autora, reconstitui o processo de acerto de contas do Estado brasileiro com as vítimas do regime militar-autoritário ao analisar o que, ...
www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=2027 - 27k - Em cache - Páginas Semelhantes

· Glenda Mezarobba | Lei & Ordem

Para pesquisadora Glenda Mezarobba, o importante não é mudar Lei de Anistia, mas interpretá-la à luz dos direitos humanos. Ao não julgar torturadores, ...
www.leieordem.com.br/termos/glenda-mezarobba - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes


2) Oscar Vilhena Vieira, segundo entrevistador, é diretor jurídico de uma ONG de direitos humanos, a CONECTA Note a pesquisa:

· Vai-e-vem judicial esquenta debate sobre Lei de Anistia — Site da PFDC

16 Nov 2008 ... Afinal, a Lei de Anistia deve ou não ser revista com esse propósito? ... Getúlio Vargas) Oscar Vilhena Vieira, fundador da ONG Conectas. ...
pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/novembro-2008/vai-e-vem-judicial-esquenta-debate-sobre-lei-de-anistia - 31k - Em cache - Páginas Semelhantes

· Última Instância - Vai-e-vem judicial esquenta debate sobre Lei de ...

16 Nov 2008 ... FGV (Fundação Getúlio Vargas) Oscar Vilhena Vieira, fundador da ONG Conectas . Ele entende como positiva uma revisão da Lei da Anistia, ...
ultimainstancia.uol.com.br/noticia/58876.shtml - 44k - Em cache - Páginas Semelhantes

· Punição de torturadores pela Lei da Anistia gera polêmica entre ...

1 Ago 2008 ... Oscar Vilhena Vieira, pós-doutor em Direitos Humanos e professor da ... A Lei da Anistia não era, originalmente, ampla, geral e irrestrita. ...
acertodecontas.blog.br/clipagem/punicao-de-torturadores-pela-lei-da-anistia-gera-polemica-entre-advogados/ - 48k - Em cache - Páginas Semelhantes

· PT - Partido dos Trabalhadores - Em sessão solene, Câmara lembra ...

O professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Oscar Vilhena VieiraLei de Anistia pelo Congresso Nacional, ...
www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=15027&Itemid=455 - 70k - Em cache - Páginas Semelhantes defende a rediscussão da

· O QUE POUCA GENTE TEM CORAGEM DE ESCREVER. - VAI-E-VEM JUDICIAL ...

... Vargas) Oscar Vilhena Vieira, fundador da ONG Conectas. Ele entende como positiva uma revisão da Lei da Anistia, uma vez que a considera ilegítima. ...
sardinhainnaldo.spaceblog.com.br/.../VAI-E-VEM-JUDICIAL-ESQUENTA-DEBATE-SOBRE-LEI-DA-ANIS... - 104k - Em cache - Páginas Semelhantes

3) O terceiro entrevistador era o jornalista Gilberto Nascimento de CartaCapital:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=508ASP007


4) O quarto entrevistador era o jornalista Mario Cesar Carvalho, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo.

2 comentários:

Aldrin Iglesias disse...

Texto bom, muito bom.

Gostei do programa. Os entrevistadores n puxaram muito a orelha de Gilmar? Talvez, mas ele ficou nervoso e elevava o tom de voz as vezes.

Castanhêde fez perguntas q muita gente gostaria de fazer. Se destacou positivamente. Ali n era aula de Direito, algo técnico.

Reinaldo Azevedo foi Reinaldo Azevedo.

E os outros dois: do Consultor Jurídico, ficou um ar de parcialidade em favor de Gilmar; do jornalista do Estadão, ficou um ar meio abatido.

(risos)
Deixe-me dormir. Já escrevi bobagens sinceras demais aqui.
Abraços!

Marco Aurélio Fedeli disse...

Seja bem vindo Aldrin Iglésias

Agradeço o elogio e de fato, o programa foi bom, acho que muoito mais pelo programa em sí. Esse em particular por conta do bombardeio da militância desse e daquele acabou dando um ar de faltou algo. De um lado achando ataques desnecessários, jogada pra torcida, de outro achando que "instrumentalizaram" o programa. Enfim, ninguem ficou contente com o resultado final
Mas enfim...

Volte sempre

um abraço