quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Chuta o meu traseiro? - Pois não!

Eu não digo? A turminha vem aqui pede que seu traseiro seja devidamente chutado e quando é feito aquilo que pedem ficam de beiçinho.

Tenho um blog. Logo no começo recebi alguns comentários críticos de amigos pessoais dizendo que eram muito longos. Como ainda não dominava direito a ferramenta, acabei apagando esses comentários, mas fiz um post sobre isso. Certo leitor, o Flávio, reclamou com razão em dois posts diferentes, pedindo análises mais profundas. Publiquei os comentários e tentei fazer o que ele pedia. Claro, os elogiosos são publicados e fartamente agradecidos.

Existe uma verdadeira legião, no entanto, que usando da liberdade que o blogger concede de postar comentários como "anônimos", que criticam não as idéias, posto que não argumentam de forma sólida contra elas mas desqualificam o escritor, eu no caso. Querem que esses, como chamarei, comentários, sejam publicados, sei lá, para talvez mostrar para outros membros da mesma manada que ele bateu, falou isso e aquilo e o blogueiro publicou.

Aqui não!.

A internet é democrática e por isso qualquer um pode ter um blog, um site, etc. Mas aqui, entra quem é convidado. E se esse convidado entra cuspindo no chão, pondo os pés sujos na mesa e chutando o cachorrinho da família, é expulso a pontapés.

Críticas inteligentes e argumentos contrários a qualquer opinião ou análise serão publicadas porque mesmo que eu pessoalmente não concorde, acaba enriquecendo o debate. Pura e simples desqualificação não.

Aparentemente um dos mesmos manés que desqualificou meus posts e foi objeto de "resposta" em post recente, respondeu em outra tentativa débil de entrar com os pés sujos na minha casa, que "quando se coloca um blog na rede, se está exposto não só a opiniões favoráveis, mas também as que discordam de você ou do que você escreve. Deveria deixar os comentários que discordem de você aparecerem também. .." E por aí seguem as sandices.

O "crítico de blogs" acha que quando alguem se expôe na rede, deve aceitar pacíficamente que seja esbofeteado. Ele vai um pouco mais longe e demonstra a confusão mental de seu argumento, quando afirma que eu deveria "...publicar comentários que discordam de você ou do que você escreve..." Como é? Quando muito pode-se discordar do que se escreve. Discordância porque? Por conta disso, daquilo, desse fator, etc. Mas discordar do escritor? Sinto muito!

Os leitores conceituados deste blog já perceberam que as críticas bem escritas e fundamentadas são aceitas e me ajudam a escrever, como citei acima. Acho que não preciso desenhar, preciso?

Por fim, o sujeito acha que devo gastar o tempo que produzo os textos com algo mais saudável. Poderia aqui elocubrar o que o anônimo pensa ser saudável, mas vamos em frente.

Decerto o tempo que levo escrevendo é muito menor que o tempo que alguns levam para ler. Sabe como é, né? O cérebro cria argumentações, digito com os 10 dedos das mãos e não dos pés e alguns para ler, precisam juntar as letras, para formar silabas para então o cérebro detectar a similaridade com algo visto no passado distante, com aquelas palavras. Para compreender os significados e nuances da lingua, coitados, vai um tempo enorme.

Entende-se a agonia que sentem com o tamanho dos textos. Recomendo que não se martirizem e simplesmente não leiam.

Se escreverem críticas mínimamente argumentativas contra opiniões e análises, não se preocupem, postem e serão publicadas.

Agora críticas a mim, desqualificação pura e simples, vão plantar batatas.

Pedem que lhes chute o traseiro? Pois não!

Nenhum comentário: