quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Presidentes Americanos - Observações Históricas

1897-1901: William McKinley, republicano

1901-1909: Theodore Roosevelt, republicano

1909-1913: William Taft, republicano

1913-1921: Woodrow Wilson, democrata

1921-1923: Warren Harding, republicano

1923-1929: Calvin Coolidge, republicano

1929-1933: Herbert Hoover, republicano

1933-1945: Franklin Roosevelt, democrata

1945-1953: Harry Truman, democrata

1953-1961: Dwight Eisenhower, republicano

1961-1963: John F. Kennedy, democrata

1963-1969: Lyndon Johnson, democrata

1969-1974: Richard Nixon, republicano

1974-1977: Gerald Ford, republicano

1977-1981: Jimmy Carter, democrata

1981-1989: Ronald Reagan, republicano

1989-1993: George Bush, republicano

1993-2000: Bill Clinton, democrata

2001-2008: George W. Bush, republicano

2009- : Barack H Obama, democrata

12 presidentes foram do partido republicano e 08 foram do partido democrata, no século XX e inicio do XXI.

A questão militar:

Embora o partido republicano seja o "direitista", "militarista", o partido dos "falcões", etc, alcunhas que o governo Bush elevou a enésima potência é interessante observar que:

Eram democratas, boa parte dos presidentes que governaram envolvidos em guerras ou ações militares:

- O presidente Woodrou Wilson, que governou os EUA quando ingressou na primeira grande guerra;
- O presidente Roosevelt, talvez o mais importante presidente americano até hoje, liderou os EUA na segunda guerra mundial;
- O presidente Truman autorizou o uso das bombas atômicas sobre cidades japonesas;
- O presidente Kennedy que assumiu uma figura quase mítica enfrentou como ninguem a URSS quase levando o mundo a uma guerra atômica com o caso dos misseis sovieticos em Cuba, financiou a operação Baia dos porcos na tentativa de retomada de Cuba e incrementou a presença americana no Vietnam, em resposta ao financiamento chines do vietnã do norte comunista;
- O presidente Lyndon Johnson tornou a presença americana no Vietnã em força combatente;
- O presidente Carter foi humilhado com o sequestro de americanos no Irã e a tentativa frustrada de resgate;
- O presidente Clinton nada fez para evitar o genocidio em Ruanda e soldados americanos foram mortos na Somália (episódio filtrado pelas camêras do cinema com o filme "falcão negro em perigo").

Quanto aos democratas:

- O presidente Eisenhower com os EUA a frente da OTAN lutou na Coréia sem vitória mas com a divisão do país em dois, Norte e Sul.
- O presidente Nixon, perdeu a guerra do Vietnã, embora tenha reatado relações com a China.
- O presidente Reagan, alimentou diversas contra-revoluções, embora tenha conseguido o fim da URSS como poder oposto ao ocidente.
- O presidente Bush, com os EUA a frente da maior força aliada da história retirou as tropas agressoras do Iraque, lebertando o Kwait mas não se moveu um milimêtro a mais do que era necessário e do que permitia a resolução da ONU.
- O presidente Bush (filho), revidou os ataques às torres gêmeas depondo o regime do afeganistão e do Iraque. Deixa o governo com as duas guerras em aberto.

Quem tem mais experiência ou expertise em ser falcão? Os democratas ou republicanos?

A questão da aprovação do povo

Tá certo que o abaixo não é uma conceituação exata e cientifica dos fatos, mas pode-se aceitar como sendo em parte verdade que a reeleição de um mandatário é sinal de aprovação popular do político em si, ou de sua atuação, mesmo que pessoalmente não seja carismático. Partindo desse pressuposto temos:

Dos 07 presidentes democratas (sem considerar obviamente o recém-eleito), 4 se elegeram e reelegeram sendo que Roosevelt por 3 vezes consecutivas; 01 foi morto no primeiro mandato, Kennedy, mas sua popularidade sem dúvida o levaria a reeleição e 2 se elegeram apenas uma vez.

Dos 12 presidentes republicanos contando o atual, 4 se elegeram e reelegeram e 8 se elegeram apenas uma vez. Nixon se reelegeu mas no primeiro ano renunciou e quem terminou seu mandato foi o vice.

Por esse aspecto particular, sem maiores considerações históricas pode-se afirmar que os presidentes democratas embora governaram os EUA menos tempo e em um menor número de vezes, foram mais bem sucedidos na aprovação de seus respectivos governos do que os republicanos, que elegeram mais presidentes mas reelegeram o mesmo número de presidentes. Ocorre que não se está considerando que Roosevelt, democrata, se elegeu e foi reeleito mais duas vezes morrendo no cargo; Kennedy foi morto no meio do primeiro mandato e tinha tudo para postular e conseguir a reeleição e Nixon por sua vez, foi reeleito mas renunciou devido as denúncias de espionagem. Por essas razões pode-se afirmar que os democratas são mais bem sucedidos em obter aprovação popular do que os republicanos, embora os ultimos sejam mais votados.

Paradoxal, mas enfim...

Nenhum comentário: