segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O novo presidente americano

É sempre a mesma coisa. Diante de uma crise financeira, o povo opta pela saída que considera a menos custosa. Entre manter o partido de Bush no poder que carrega a pecha de ilegalidade de sua eleição nas costas (a primeira, contra Al Gore, não a segunda que foi vencida em cima da questão da segurança), e resultou após oito anos em: uma guerra com duas frentes, Iraque e Afeganistão, tendo que rugir grosso contra o Irã e Russia e um crise financeira sem precedentes desde os anos da depressão na década de 30; o que faz o povo americano?

Escolhe o candidato do partido que não viu durante os oitos anos de mandato que o mercado do sub-prime iria explodir (embora o partido democrata tenha também responsabilidade nisso)? Escolhe o candidato do partido que clama em altoe bom som "never surrender"? Prefere claro, o candidato do partido que afirma que irá diminuir impostos da classe média taxando os mais ricos (quem não gosta de ver rico pagando impsotos, hein!?!?). Prefere o candidato do partido que afirma que não vai levar desaforo pra casa mas prefere conversar antes de apertar o dedo no gatilho.

O povo americano não escolheu um negro para a presidência; até porque poderia ter escolhido uma mulher, no caso Hilary Clinton. Barack Obama venceu duas eleições na verdade. A primeira foi a indicação do partido, que me pareceu mais violenta até que a campanha propriamente dita; e venceu porque o americano queria algo novo e Hilary seriaa volta dos Clinton, não é mesmo? A cor da pele não teve influência alguma nessa parte da eleição.

Quando a campanha ficou entre os dois indicados (que se esqueça os chamados independentes, que existem nas nem contam); a cor da pele foi o que menos contou, pelo menos para os brancos. Reinaldo Azevedo em seu blog fez um levantamento interessante e demonstrou que o grosso de votos que Barack Obama recebeu veio dos brancos.

Isso não significa que o conservadorismo deixou de existir. Por exemplo, Na California embora tenham votado expressivamente em Obama, os mesmos eleitores votaram contra o casamento gay. Então dizer que o racismo, o preconceito, o conservadorismo diminuiu é rídiculo.

Os americanos estão sentindo profundamente a perda dos dolares nas contas bancárias e das vidas humanas na guerra. Querem um pouco de sossego e a eloquência de Barack Obama atingiu esse anseio.

Não fosse a soma desses dois problemas, acredito que Obama não teria sido eleito, já que a questão da crise pegou o governo americano em cheio.

Curiosamente o governo Bush começou com a crise das empresas de teles com balanços falsos gerando milhões de prejuizos para os americanos e o ataque terrorista às Torres gêmeas. Agora o governo Bush termina engolfado por uma crise financeira mundial e envolvido em dois fronts de batalha sem um fim a vista. É obrigatória uma visão de mudanças.

Se boa parte dos eleitores de Obama seriam por natureza de seu adversário por questões ideológicas, ele não poderá governar pensando no seu apoio natural. Portanto chegamos aquilo que já postei anteriormente. Barack Obama governará visando os interesses americanos. Se a solução da crise passa por apertar taxas e tributos sobre produtos estrangeiros para aumentar a venda interna ele o fará sem pensar duas vezes.

Retirar o bloqueio comercial contra Cuba, pode até ser, desde que comprem produtos made in USA.

Quanto a guerra; provavelmente irá dar apoio logístico para o novo governo e vai diminuir o custo da guerra esvaziando as operações. Não parece que tá fugindo e corta os gastos do governo.

Quanto ao comercio, dará força aos acordos bilaterais.

Alguns analistas falam no perigo da China. China? A China não oferece o mesmo tipo de perigo que oferecia Cuba e a URSS que queriam exportar sua ideologia política. A China quer manter controle ferrenho sobre seus, como direi, cidadãos; isso é certo, mas dos outros paises ela quer são os dolares. Posso estar errado? Claro, alguem me ajude, por favor, qual a ajuda financeira que a China dá para o hermano comunista cubano? Para o doido fundamentalista que governa o Irã? Para aquele criminoso que controla a Coréia? A pergunta tem pertinência porque ele troca seu programa de armas e misseis em troca de ajuda americana em dinheiro e comida mas não faz acordo com a China? Curioso isso, não?

A ultima guerra justa travada por injustos foi a segunda guerra contra o horror nazista. De lá pra cá as guerras sã o o resultado da soma de hipocrisia com o comercio e ultimamente só o comércio.

Barack Obama tem dois gigantescos problemas pela frente. Se conseguir aliviar o problema financeiro, não resolve-lo já terá feito muito; e se tomar ações sensatas quanto ao segundo problema, o militar; então ele já terá assegurada a reeleição em 2012. Torcendo, é claro que aquele louco da Russia não resolva ser a reencarnação de Ivan o terrivel e coloque fogo no Europa.

Nenhum comentário: