segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Eleições americanas 2

Alguem sinceramente acha que um presidente americano, não importa qual ou quem seja, ou mesmo de qual partido seja, irá mudar algo que seja do interesse americano?

Vamos pensar um pouco:

Será que existe alguem tão ingênuo que acha que o Sr. Obama irá baixar todas as barreiras alfandegarias que são o portal do inferno para os produtos brasileiros? Ou vai mandar demolir o muro na fronteira com o México? Irá cortar relações com Israel e aceitar todas as exigências daqueles loucos que usam a religião islâmica como pretexto para ataques terroristas e mortes? Cortar a ajuda que os EUA dão a Colombia no combate as drogas e as farcs? Que irá tirar as forças americanas do Iraque e Afeganistão e que os EUA passarão a se dedicar apenas a esforços humanitários? Sendo negro, a Africa irá receber atenção e ajuda por parte dos americanos como nunca se viu naquele país? Sendo de uma minoria, o Sr. Obama entende perfeitamente o sentimento latinoamericano e sei lá, vai deixar de opinar o que considera relevante para a região?

O atual presidente, o Sr. Bush, vê terminar seu período com uma taxa de desaprovação muito alta. Acredito que isso seja muito mais por conta da crise econômica do que própriamente a questão militar no Iraque.

Kennedy aprovou a ridicula invasão de Cuba e nem por isso perdeu sua popularidade e nesse aspecto, sua força ficou demonstrada no caso da crise dos mísseis. Nixon não caiu por conta do desastre americano no Vietnan mas por conta de crimes políticos com espionagem do partido adversário (que coisa...aonde vimos mais recentemente coisas similares?). Outro exemplo? Clinton deixou rolar alguns dos piores momentos da história africana mas o crescimento econômico impediu sua popularidade de cair, mesmo com os problemas de ordem moral, como a história com a assessora. Clinton foi eleito, foi re-eleito e só não fez seu sucessor por conta da vitória mal-explicada de Bush sobre Al Gore na Flórida.

O americano gosta de herois e se forem herois de guerra tanto melhor. É por isso que enquanto Eisenhover, que atuou como comandante supremo dos exércitos aliados na segunda guerra, era popular e admirado, tanto que levou a presidência na década de 50, Churchill perdeu a eleição para primeiroi ministro logo após o fim da guerra. Qual dos dois teve mais importância na segunda guerra?

Nesse quesito específico, McCain leva vantagem porque passou boa parte da guerra do Vietnan como prisioneiro e as marcas que carrega no corpo provam que não se lutava contra anjos e querubins.

Existe é claro, uma questão de fundo, que é a animosidade natural que o americano cria nos outros por conta de sua forma de ver o mundo (existem os EUA e o resto).

Essa animosidade acaba sendo amplificada pelo quesito "dinheiro" e a atração que isso acaba causando em vários aspectos da vida (A economia americana não só é a que mais injeta dinheiro como também a que mais capta dinheiro no mundo e como dinheiro é igual a coringa no baralho; só vai pra quem já tem; resulta que a capacidade americana de gastar dinheiro e com isso trazer atenção é incompáravel. Compare-se uma final de campeonato brasileiro de futebol com a final de um jogo de basquete lá ou de futebol americano. Vejam lá, o dinheiro despejado por governos e empresas em pesquisa; a dimensão que se dá a esportes olímpicos desde a escola; a indústria do cinema, etc).

Acabamos naquela situação dsimilar a um grupo de homens quando se depara com um homem bonito cercado de mulheres que logo sugerem que o sujeito é "viado". Ou um grupo de mulheres diante de uma mulher incrivelmente bonita, que logo se junta e procura um defeito mesmo que mínimo para mostrar que ela é como "qualquer uma". É mais ou menos assim que a maioria dos paises se coloca frente aos EUA.

É a soma da capacidade besta do americano de se achar melhor do que realmente é com o defeito dos demais, principalmente os outros paises americanos, de se sentirem inferiorizados, se acharem menos do que realmente são.

O atual presidente americano conseguiu a proeza de elevar a enézima potência as duas sensações. McCain é diferente de Bush? Acredito que sim. Mas o que acaba importando é o senso comum da manada que acha que sendo ele do partido do atual presidente, então ele deve ser tão maléfico quanto Bush.

E na verdade, o que temos? Tanto o Sr. Obama quanto o Sr. McCain possuem idéias diferentes sobre muitas coisas mas, e sempre há um "mas"; eles pensam igual em uma cisa e essa é a mais importante para os americanos: Nenhum deles irá abrir mão de interesses americanos por conta de pressupostos "humanistas", nem para engrandecimento das demais nações, nem para mudar tudo isso que está aí.

Se eleito, o Sr. McCain continuará sendo identificado como sendo e tendo a visão do antigo, do errado, do fundamentalista; e sempre haverá quem aponte que a solução para tudo isso não foi eleito mas estará lá no futuro.

Por essa ótica até gostaria de ver o Sr. Obama na presidência. Gostaria de ler então o que os iluminados irão escrever quando não virem o Sr. Obama agir como eles acham que ele deveria e no fundo ser uma versão repaginada de Clinton ou uma versão mais suave de Bush, que é a rigor o que faz qualquer um que se sente na cadeira mais poderosa do mundo.

O que vale é a opinião do eleitor americano, não do povo americano bem entendido. Quanto ao resto do mundo, veja bem!

Nenhum comentário: