segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Acordo ortográfico

Novo acordo ortográfico visando unificar a lingua dos paises que falam o português será assinado pelo presidente. Aqui como lá, nos outros paises cuja lingua é o português existem vozes a favor e contra.

O que penso? Uma grande bobagem.

O português na sua forma culta, e é disso que se está a tratar quando se fala em "acordo ortográfico", nada muda no que diz respeito ao dia-a-dia, ao uso coloquial da lingua, uso de gírias, estrangeirismos, mistura com dialetos locais e por aí vai.

Pode ser que para as editoras, seja bom, já que prescindem de edições portuguesas, brasileiras, etc.

A lingua é quase um ser vivo, que cresce, se alimenta e porque não dizer, fica velho e por fim morre; ou alguem fala no cotidiano o aramaico bíblico, o sumeriano, o latim antigo?

Me parece, e posso estar errado, mas escrever agora ficou mais fácil, não é mesmo?

Seria o caso de pensar que, uma vez que o ensino está cada vez mais fraco e os brasileiros saem das escolas com cada vez menos traquejo no manuseio da lingua; que as regras foram alteradas para se adequar ao nivel baixo do ensino ao invez de elevar o nivel do ensino às regras?

Sem dúvida, o acima pode ser uma imensa desconsideração com aqueles que prepararam essa revisão; e antecipadamente peço desculpas se alguem se ofender; mas não posso deixar de pensar como uma hipótese razoável que o apedeutismo tenha se elevado a categoria oficial.

É só uma opinião!

PS: O presidente, em sua capacidade inesgotável de ver em cada gesto seu, um enorme avanço da humanidade (e depois dizemque FHC é o vaidoso da cena política), vai assinar a lei do acordo ortográfico. Como já disse que registrará em cartório suas obras, e assumiu a partenidade do plano real, jáque afirma que foi seu governo que trouxe estabilidade a econômia e não o plano real; é capaz de dizer que elemudou as regras de ortografia porque pobre não aprendia a escrever português porque as regras eram complicadas e elitistas mas agora "ele" simplificou a coisa. É esperar pra ver!

Nenhum comentário: