sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Avaliação do iphone

Antes de sair correndo para comprar o iphone que a partir de hoje está disponivel no Brasil pelas operadoras Claro e Vivo, é bom pensar se vale a pena realmente desembolsar a grana que estão pedindo além do custo mensal com conta e acesso a banda larga.

A uol analisou o equipamento mostrando prós e contras do mesmo, como segue abaixo:

Câmera com apenas 2 megapixels

Um dos upgrades mais esperados —e não aconteceu— para a versão 3G do iPhone se referia à câmera digital do aparelho.

Ainda com apenas 2 megapixels de resolução, é preciso de ajuda extra para tirar fotos caprichadas. Alguns celulares rivais do aparelho oferecem bem mais do que isso. O N95, da Nokia, por exemplo, tem 5 megapixels.

Além da baixa qualidade das fotos, a câmera também não tem zoom óptico, flash e não grava vídeos (mas o usuário pode instalar aplicativos para a função).

Bluetooth 'capenga'

Um fio será sempre o responsável por levar os 8GB ou 16GB de músicas armazenadas no aparelho para o seu fone. A conexão sem fio de fones estéreos via Bluetooth não funciona no aparelho.

Aliás, nem sempre é possível fazer trocas de arquivo usando esse tipo de tecnologia. Em vários fóruns pela Internet, usuários reclamam de dificuldade de se fazer a conexão.

Nada de copiar e colar

Recebeu um e-mail com um link bacana e quer mandá-lo direto para o browser? Pois trate de copiá-lo em um papel. O iPhone não traz o famoso recurso "copiar e colar", útil não só para links mas também para endereços em mapas digitais.

Mensagem, só em texto

Registrar uma imagem bacana e enviá-la, automaticamente, para outro celular via MMS (mensagem multimídia) é outra função que "não vem de fábrica" no iPhone. É preciso instalar alguns aplicativos, como o Swirly MMS para dar conta do recado.

Discagem por voz

Quer discar números de telefone apenas usando a sua voz? Então será preciso recorrer a aplicativos, como o Voice Dial. A função, tão comum na maioria dos aparelhos celulares, não acompanha o iPhone.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO iPHONE
PONTOS POSITIVOSPONTOS NEGATIVOS
Internet em qualquer lugar em que seu celular tiver sinal (em pontos com Wi-Fi)A bateria vai logo logo se você ficar usando o 3G loucamente
Assistir a vídeos em qualquer lugarAparelho frágil
Checar o GPS se você se perderPara quem fala demais no celular, o aparelho pode não ser anatômico (por ser muito grande)
iPod e celular em um aparelho sóSe seguir a moda mundial, o iPhone vai vir com um contrato de um ou dois anos
Agenda e contato sincronizados com PCSem botões. Isso pode parecer inovador, mas os conservadores vão se cansar logo
Ter a possibilidade de ter MSN, Facebook, MySpace e Twitter sem o PCQuer tirar foto do seu cantor favorito no palco? Esquece, vai sair tremido
Possibilidade de aplicativos novosVocê pode ter 16GB, mas ele não vai ser seu pen drive e nem pense em usar a conexão 3G como modem do computador (possível apenas com algumas 'gambiarras')
Tela gigante para a média dos celularesUm GPS no celular, outro no carro
Um smartphone feito para quem
não usaria um smartphone
Nada de vídeos
Ter a iTunes Music Store com vocêNão dá para fazer de um MP3 o toque do seu celular (com uma gambiarrinha fácil, dá)
Processamento rápidoA bateria envelheceu? O celular vai ter que ir pra Apple
Fácil de usar e intuitivoNão edita documentos
Armazena fotos mesmo que não
tiradas pelo celular da Apple
Não tem TV e o browser não roda Flash

Nenhum comentário: