quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dizer o quê? Quando alguem tem talento pro rídiculo, não existem limites...

4/11/2009 - 07h04

Chávez aconselha venezuelanos a usar lanterna e prevê multas para desperdício

CARACAS, Venezuela, 4 Nov 2009 (AFP) - Ir ao banheiro à noite com uma lanterna ao invés de acender a luz, fazer visitas surpresa às grandes empresas para avaliar o consumo das mesmas e multar quem desperdiçar energia elétrica: estas serão as medidas adotadas para economizar energia na Venezuela, segundo o presidente Hugo Chávez.

"Se você levanta às três da madrugada para ir ao banheiro, compadre, por quê gastar este pouco de luz? Deixe a lanterna ali, na mesa de cabeceira", pediu o presidente.

Chávez aprovou na terça-feira 413 milhões de bolívares (192 milhões de dólares) para projetos do setor elétrico no restante de 2009.

O objetivo é obter uma economia de energia de 20% que alivie um sistema elétrico em colapso pela crescente demanda.

Como exemplo, o chefe de Estado citou o "esbanjamanto" de luz dos grandes centros comerciais e determinou que estes adotem medidas para gerar "sua própria eletricidade".

Também citou grandes empresas como o grupo privado de alimentação Polar e antecipou inspeções em todas.

Chávez pediu ao vice-presidente, Ramón Carrizález, que corte o fornecimento de energia das instituições do Estado que não obedeçam as normas.

Desde abril de 2008, a Venezuela foi cenário de pelo menos quatro apagões de alcance nacional e outros de menor alcance. O setor, nacionalizado em 2007, precisa de uma importante injeção financeira para ser modernizado e ampliar a capacidade de geração.

Comentário:

A Venezuela é membro da OPEP, logo ela nada em petróleo. No entanto, não tem infra-estrutura necessária para fornecer energia para a população gerando essa caos. Um lado bom da mentalidade bolivariana do Chavez é que não existem empresas privadas de energia atuando. Assim ele não pode alegar um ataque ao seu governo por empresários nem tentativas de golpe alimentados pelos eua.

Incompetência de fazer uma rede de transmissão elétrica em um país que cabe dentro da região sudeste do Brasil demonstra a incapacidade de um governo que que se autodenomina implementador do socialismo e que a unica coisa que conseguiu tornar social é a pobreza, sem contar a culpa por faltar energia. Nao tomar banho de apenas 3 minutos e usar lanterna a noite pra ir no banheiro serão logo considerados crimes contra a pátria.

Realmente, ser um idiota deve dar prazer ao sujeito, porque senão não haveriam tantos.

Nenhum comentário: