segunda-feira, 9 de novembro de 2009

De novo o Chavez

O que ocorre é que esse sujeito assiste no interior do seu gabinete a derrocada de sua meta megalomaniáca de ser o centro de um império socialista, porque que ninguem pense por um minuto sequer que se o sujeito consumasse sua revolução por toda a américa látina, o próximo passo seria a unificação da mesma a la URSS. Sua obssessão em unificar a américa do sul nada tem de humanista ou visando o progresso, porque se assim fosse ele seria o mais cordato dos líderes.

Enquanto o petróleo tinha seu preço fixado na altura em que voam os condores; ele podia se dar ao luxo de pagar ações externas de sua política; mas agora com preços mais civilizados, o que ocorre?

Ocorre que o país demonstra de forma inequivoca suas deficiências estruturais, porque um país que nada em petróleo conviver com apagões demonstra sua incapacidade de gestão.

Nesse caso, o que faria um líder sensato? daria atenção indivisa aos seus problemas internos e que se dane os outros com os seus.

Mas fazer isso seria uma demonstação, na verdade a constatação de que seu governo fracassou.

E nesse caso, a exemplo de outros governos populistas, é preciso fazer com que a máquina e o povo mantenha-se de olhos em algo que não sejam as mazelas internas e criar um culpado, um inimigo.

Mussolini usava o comunismo, Hitler os judeus, O presidente do Irá usa Israel e Chavez...os americanos; que diga-se de passagem são seus maiores clientes.

Chavez manda pela enésima vez que o povo da Venezuela se prepare para uma guerra, porque as bases na Colombia serão ponta de lança de um ataque americano.

Deve ser o sol dos trópicos, porque o ex-presidente de Honduras dizia ser alvo de ataques israelenses com micro-ondas e agora, Chavez repete seu mantra contra os EUA.

Seria o caso de se perguntar, porque durante o governo do malvado Bush, em que o golpe contra Chavez foi tentado, não aproveitou para intervir com suas tropas , já que essas bases já eram usadas pelos EUA?

Esse inimigo não existe, como não existiu e muito provavelmente não existirá.

Primeiro porque os EUA não precisam de bases para atacar quem quer que seja, porque sua frota tem mais poder de fogo que os exercitos dos paises americanos juntos; segundo porque se quisesse atacar alguem o faria por ar e seus aviões partiriam de solo americano abastecendo no ar como ocorreu no Iraque e segundo...bem porque Chavez é estúpido mas não é burro.

Em todo seu repertório anti-americano ele nunca disse ou ameaçou fechar as torneiras do oléo que vende para os EUA.

No fim são apenas bravatas.

E quem sofre com isso são o povo venezuelano acusado de crime de lesa-pátria se tomar bannho por mais de 3 minutos ou se fizer pipi com a luz do banheiro acesa.

E nós, é claro, de terque ficar aturando essa ladainha sem fim

Nenhum comentário: