segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sobre o filme "Busca Implacável"

"Não sei quem você é. Não sei o que você quer. Se for resgate, vou avisando, não tenho dinheiro. Só o que tenho são algumas habilidades especiais, adquiridas em uma longa carreira nas sombras. Habilidades que fazem de mim um pesadelo para gente como você. Se soltar minha filha agora, tudo estará resolvido. Não irei atrás de você; não irei procura-lo nem persegui-lo. Mas se não soltar minha filha agora, vou atrás de você; vou encontrar você e vou mata-lo.

A frase acima acima dá o tom do filme "busca Implacável" com o ator Liam Neeson. O ator, memorável no papel de Oscar Schindler, faz aqui o papel do herói típico de filme americano que resolve tudo sozinho e na base do porrete, que desce sem dó alguma, diga-se, nos bandidos.

De uma longa lista que vem desde os personagens de Clint Eastwood, passando por Bruce Willis e Steve Seagal, este seria apenas mais uma produção americana.

Ocorre que pela ficha de produção. o filme é francês;

Informações Técnicas
Título no Brasil: Busca Implacável
Título Original: Taken
País de Origem: França
Gênero: Ação / Suspense
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial: http://www.europacorp.com/dossiers/ taken/
Estúdio/Distrib.: Fox Filmes
Direção: Pierre Morel


Não posso deixar de fazer uma referência ao filme "Tropa de Elite".

1) Como no filme brasileiro, o filme francês coloca um problema social relacionado diretamente a classe média e alta, no caso francesa e internacional;
2) Como no filme brasileiro, o filme francês coloca a questão da corrupção de autoridades e o conluio com o crime organizado;
3) Como no filme brasileiro, o filme francês mostra homens com habilidades em lidar com a situação, resolvendo a coisa a revelia da lei ou não se importando muito com a quantidade de corpos que vão ficando pelo caminho; nem com possiveis inocentes atingidos de forma colateral pelo erro dos outros;
4) Como no filme brasileiro, o personagem passivo do filme (você que assistiu ou irá faze-lo), aplaude mesmo que não queira, cada vez que o herói quebra uma costela do bandido ou aplica um golpe no pescoço incapacitando os guarda-costas do bandidão-chefe. E nesse ponto, foi bem interessante que o roteirista francês tenha saido do clichê "terroristas muçulmanos", porque da forma como é contada a história você acaba achando que os bandidos apanharam pouco;
5) Como no filme brasileiro, que apresenta uma forma de contar a história mais próxima do estilo americano de cinema do que aquela coisa chata de "cinema de autor" brasileiro (e faço aqui um parentêses para notar que "Tropa de Elite" é um dos raros e recentes filmes que não apresenta um clichê de cinema brasileiro: mulheres nuas ou cenas de sexo), o filme francês também passa essa mesma impressão.


De resto o filme brasileiro era baseado em um livro, logo retratou situações reais e o filme francês partindo de uma situação existente, contou uma história de ficção.

O que considero curioso é que até o presente momento, emboraseja cedo ainda para isso, não se levantaram críticas quanto: a) uso da violência, b) desapego com as leis, c) colocar pessoas de classe mais baixa ou no caso imigrantes como bandidos...Enfim ninguem ainda tachou o filme como sendo fascista ou de direita como fizeram com o "Tropa de Elite".

Recomendo. É um ótimo filme de ação.



Nenhum comentário: