segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Otimismo X Pessimismo

Não acho, falando sinceramente, que visões otimistas diante de crises e problemas sejam o ideal.

Claro, nada é pior do que o pessimismo; mas ambas as visões podem conter um certo contemplamento das coisas esperando que a natureza, o acaso , a boa sortee a fortuna ou mesmo a mão de Deus possam alterar o rumo futuro das coisas no caso do otimista ou atenuar as dores desse mesmo rumo futuro no caso do pessimista. Mas é claro, decerto é muito melhor, passar por problemas com a verve otimista do que com o derrotismo de um pessimista.

Certo escritor brasileiro disse que era melhor ser otimista porque o pessimista sofre duas vezes, na véspera do desastre e o próprio desastre.

Uma antiga historinha se encaixa nesses tempos de crise mundial para identificar a diferença entre um otimista e um pessimista diante do fatídico declive da economia:

Dizem que após extensas e profundas análises, otimistas e pessimistas concordam com o futuro próximo do mundo mas discordam quanto aos efeitos dele sobre a sociedade. Os otimistas entendem que todo mundo vai comer côcô por causa da crise mundial. Já os pessimistas acham que não irá ter côcô pra todo mundo.

Nenhum comentário: