quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quando a blogosfera é militante e não esconde

Acompanhando os blogs mais importantes, digamos assim, é possivel perceber de forma cristalina que, apesar do discurso de equilíbrio, de análise fria, etc e tal, as postagens não escondem a alma militante e a quem ou o que um blogueiro se coloca a serviço.

E nem seria o caso de acusar esse ou aquele disso, porque não é crime ter opinião, colocar-s e a favor ou contra alguém ou algo e no limite, se essa postura é resultado de contrato ou pura ideologia.

O que me incomoda se é que se pode chamar essa sensação de incômodo é quando alguém age dessa forma afirmando que não faz isso.

Uma comparação entre dois blogueiros que acompanho demonstra isso. De um lado, o Reinaldo Azevedo, cujo blog é hospedado no portal da revista VEJA e o outro é Luis Nassif com um portal hospedado no portal IG.

Entre os dois ocorrem uma guerra que já chegou as barras dos tribunais. Se do lado de RA, Nassif foi atacado sem dó nem piedade, Luis Nassif não pode colocar-se como simples vítima, porque cita o blog de RA como sendo blog de esgoto e na sua cruzada contra a revista VEJA, fez um capitulo de ataque a RA usando inclusive fotos alteradas em computador aumentando a área dos óculos de RA transformando o blogueiro num personagem vilão de estórias em quadrinhos.

AS acusações contra RA na maioria são por conta dos comentários publicados mas se esquece o Nassif que vezes sem conta, seus comentaristas também pesam a mão.

Pois bem, os dois blogueiros acompanham a política e RA é abertamente contra os petistas e Nassif é abertamente contra a oposição.

Ocorre que RA analisava, por exemplo as pesquisas pré-eleitorais com o ex-governador paulista a frente ou com a ex-ministra a frente da mesma forma, sem ser animador de torcida. É bem verdade que de uma específica, levantou dúvidas contra o formato das perguntas. Do outro lado, Nassif atacava as pesquisas em especial da Data Folha e engrandecia com análises próprias e de comentaristas as outras pesquisas. Sistematicamente, começou uma campanha contra o instituto Data Folha.

A recente pesquisa do Ibope que coloca a candidata do governo a frente foi analisada por Nassif tão logo saiu e festejada em verso e prosa. RA fez o mesmo e demonstrou coerência com tudo que escreveu. Bastaria para tanto pesquisar os arquivos para se convencer disso.

A DataFolha faz uma pesquisa indicando posição recente inversa e imediatamente, Nassif ataca o instituto e a pesquisa, enquanto RA analisava a mesma da mesma forma que fizera com a anterior.

A pesquisa do IBOPE sai confirmando os números anteriores dando vantagem para o ex-governador paulista. O que faz RA? Analisa a pesquisa como fez com as anteriores. E Nassif? Até o momento, silêncio obsequioso. Se fosse a DataFolha, o porrete cantaria no lombo, mas como atacar o IBOPE elogiado até agora? Pois é, aonde está o jornalismo nessas horas, se alma militante fala mais alto.

É de se aguardar as novas pesquisas. Poderemos ver como se comporta um e outro.

Mas de qualquer forma, acho interessante que RA tendo lado nessa disputa não se esquiva se avaliar informações ruins do ponto de vista de seus ideais e Nassif avalia informações ruins se forem ruins do ponto de vista dos ideais dos outros.

Atenção, isso é apenas minha opinião a partir da leitura dos blogs. Se alguém pensar diferente, basta apontar porque.

Nenhum comentário: