segunda-feira, 28 de junho de 2010

Meio Ambiente e bom senso

Não é porque eu seja um cético emperdenido, até porque como consultor em projetos de eficiência energética, uma das mais consequências do uso eficiente de energia é que ao racionalizar o uso ou melhor dizendo a demanda por energia, controlamos a capacidade de geração da mesma e com isso o meio ambiente é menos afetado.

Mas é inegável que a chamada preocupação ambiental consistemenente tem se limitado a ser um nicho de negócio e lucro.

Que o diga o ex-presidente americano e atual papa verde, Al Gore; que já era de uma família rica e agora...veja bem!!!

E isso tudo ocorre não porque o problema não seja sério, porque efetivamente ele o é; mas porque se dá a questão a aparência de "fim dos tempos", "apocalipse" e "juizo final", que está na realidade a anos-luz da verdade, da realidade.

Tanto é assim que o antes chamado "Aquecimento Global", que sentencia já a partir de seu nome, o que se queria advertir como o fim do mundo como conheçemos em um novo diluvio com o derretimento das calotas polares e o a regiões próximas ao circulo do Equador se transformando em zonas desérticas desabitadas; transformou-se num generalista "Mdanças Climáticas", uim termo generalista que pode ser sacado aos gritos se ocorre um movimento de placa tectónica causando um tsunami, um furacão arrasando o litoral de algum país no hemisfério norte ou uma chuva ou friozinho fora de hora em São Paulo.

A coisa todo começa com eventos e palestras que você paga um valor x, aliás vários deles, para participar. Esses eventos são seguidos de vendas de livros, dvd's (Al Gore talvez seja o precursor mais bem sucedido), e então uma profusão gigantesca de idéias e tecnologias de ponta são demonstradas e oferecidas como alternativas para combater ou desviar o caminho da humanidade rumo ao apocalipse climático.

Isso tudo leva as pessoas a desejar um retorno ao idílico passado no qual os mais antigos lembran-se da garoa paulistana que morreu por conta da inflação, a divisão clara entre as estações, não havia exesso de agrotóxicos e por aí vai.

Ao mesmo tempo, é bom notar que niguem deseja por um minuto sequer abrir mão do conforto da tecnoliga moderna em troca daquele passado "melhor". Por exemplo, alguem aceitaria limitações tais que tornariam nosso ar e clima equivalentes ao que eram no começo do século; e em troca deveriam tratar-se em hospistais com a tecnologia igualmente do começo do século? Aceitariam trocar aviõs por veleiros; carros por charretes? Internet pela conversa na mesa da cozinha tomando um café? - Pois é!!!

Nem se discute que individualmente podemos ter ações que no coletivo podem ser mínimas mas a soma delas tem um impacto positivo. Por exemplo:

a) Já existe tecnologia que permite você instalar um gerador eólico de energia que produz energia consistente para sua cozinha;
b) Já existe tecnologia que permite você instala um gerador solar de energia que produz aquecimento de água e iluminação;
c) Manter espaços em telhados, quintais e outros para áreas verdes;
d) Construir de formas e com materiais que aproveitem o máximo de luz solar e movimento de ar, diminuindo a necessidade de equipamentos elétricos para condicionar o ar ou iluminar.

Mas existem algumas como:

a) Compra de livros;
b) Compra de DVD's;

Sobre o tema que em nada ajudam o meio ambiente (lembrando que o dvd foi feito de plástico, logo de petróleo e os livros em geral, de papel, logo de arvores).

São na verdade como os livros de auto-ajuda, platitudes que todos conhecem mas não aplicam.

Seja verde, caro leitor e pratique no cotidiano, ações que matenham o meio ambiente mais limpo,
mas não seja tão verde ao ponto de unicamente enriquecer os apóstolos dessa nova religião, a "igreja dos santos da mudança climática" ou "igreja da chamado do advento climático".

Nenhum comentário: