segunda-feira, 8 de março de 2010

OSCAR 2010

Me parece que a academia desejou um retorno à arte.

Retire de Avatar a tecnologia do 3D e o que fica? Um filme com o enredo básico de um desenho da Disney, Pocahontas. O enredo, os arquétipos, os personagens, incluso a arvore sábia estão lá. Não se discute a qualidade, etc e tal, porque o filme é de deixar zonzo. Mas como enredo e arte dramática o que possui?

E convenhamos, um filme que mostra os "americanos" como malvados, liderados por um general Custer já foi devidamente repisada e reprisada por diversos filmes e animações desde o filme Dança do Lobos que caso alguem já tenha se esquecido levou diversos prêmios incluso o de diretor para Costner.

De lá pra cá, e principalmente na chamada era Bush, virou carne de vaca mostrar os americanos como malvados e depossuidos de razão salvo as comerciais (isso vem desde alien).

Quanto ao filme vencedor, justamente por isso, ele permitiu que a chamada academia pudesse fazer o que ela vez ou outra faz; uma espécie de sacode pra tirar a poeira.

Qual o cerne da estória do filme vencedor: o heroi americano quase solitário que luta para "salvar" vidas, desarmando bombas que matam militares e civis, humanizando um pouco a guerra que o malvado bush implementou.

E os demais diretores:

Alguns sem muita visibilidade ou uma carreira mais expressiva.

Quanto a Tarantino, era mais um filme do mesmo, com excessão da justa premiação de ator coadjuvante, Christoph Waltz, que obviamente sendo essa sua primeira experiencia ainda precisará mostrar a que veio.

O diretor de Avatar já tinha feito fama e nome com Titanic e se Avatar fosse um roteiro realmente original talvez tivesse levado o premio. Como não era, a academia escolheu a unica mulher nomeada o que foi justo, não só porque o filme é bom mas porque nunca um diretora de cinema havia recebido esse prêmio.

Tem um detalhe, este ano, os diretores-medalhões sequer foram nominados como Spielberg ou Estwood.

Portanto, observando os nominados, os acontecimentos e os filmes que concorreram, pode-se dizer que as premiações foram corretas e coerentes. De fato, esperava-se uma enorme premiação de Avatar muito mais por conta do currículo anterior do diretor e da tonelada de dinheiro que foi gasto. E é curiso lembrar que no passado recente outros filmes que abusaram de tecnologia, gasto de dinheiro e diretores de renome não resultaram em volume de premiações como Matrix e O Senhor dos Anéis.

Ao que parece, e isso aparentemente é algo saudável, a academia está dizendo que deseja filmes mais naturais digamos assim. Os vencedores de melhor atriz, ator, princial e coadjuvante demonstraram isso.

Nenhum comentário: