quarta-feira, 28 de outubro de 2009

De novo a questão das drogas...

Como de praxe, a situação atualmente vivida pela população do Rio de Janeiro traz a velha discussão de volta.

Basicamente, a partir do fato do crime se manter vivo embora a repressão ao mesmo seja forte, com a constante tomada de morros e/ou favelas pela polícia, confrontos, prisões e mortes; alguns ideólogos, intelectuais e claro, alguns estúpidos de sempre clamam pela discriminação ou legalização das drogas.

Os ingênuos acham que legalizadas as drogas, a bandidagem faria o quê? Sem contar que usuários poderiam obter mercadoria com qualidade.

A estupidez da idéia é tão grande, que realmente pode ser dificil que os proponentes dela realmente exerguem o que pedem.

Por uma questão de lógica; alguem realmente acha que os atuais profissionais do tráfico, uma vez legalizadas as drogas iriam pensar em voltar a estudar ou procurar um emprego formal? O que ocorreria é que os outros crimes, como roubos, sequestros, assaltos, etc iriam aumentar. Porque? Porque bandido não trafica porque é gostoso, mas porque gosta de viver a margem da lei e é isso que impulsiona sua vida, ou pensa você, meu amigo iingênuo que o traficante só fere a lei no caso do tráfico mas de resto a obedece como todos nós, pagando seus impostos, pagando a tv a cabo, a luz, fazendo seu crediáriozinho? Só rindo mesmo...

Então o que ocorreria com a criminalidade com a legalização das drogas? Mudaria automáticamente de ramo, já que as armas, despeito pela lei e pela vida (própria e de outros), já estão a disposição. E se alguem precisa de um exemplo prático, pode-se citar a lei seca no inicio do século passado nos EUA. A máfia que tinha seus negócios baseados nos jogos clandestinos, prostituição e sindicatos imediatamente tomou nas mãos o negócio do contrabando de bebida.

Quando a lei caiu e a bebida foi legalizada, o que a máfia fez? manteve os negócios antigos e passou a controlar o tráfico de drogas, mas a bebida? deixou pra lá.

No caso do tráfico de drogas, a bandidagem imediatamente iria atuar contra outros aspectos do código penal, ou seja, trocamos seis por meia duzia.

Existe a questão internacional. O Brasil legaliza as drogas e os demais paises? Precisariam seguir imediatamente o mesmo proceder pois caso contrário, seriámos o paraiso dos malucos e viciados e me parece não é exatamente essa idéia de país do futuro, não é mesmo?

A lei, não é de hoje, não criminaliza o portador de pequena quantidade, por entender que o mesmo é usuário. Agora iluminados querem dotar condenados por pequeno tráfico com penas alternativas deixando as penas graves para os grandes traficantes.

O que os iluminados não explicam é qual a quantidade que irá diferenciar um de outro.

De resto, pontos a ponderar:

Um usuário de drogas é vítima ou cúmplice de um crime?

Pelo pensamento atual é vítima.

Enquanto a população assim pensar, a situação não mudará.

Por isso, penso que o código penal deveria ser alterado. Como? Quem fosse pego com pequena quantidade de droga ilícita, carregando ou fazendo uso seria automáticamente preso e aberto inquérito policial. Aberto o inquérito o cidadão seria liberado sendo que passaria a estar em uma espécie de sursis preventivo. O inquérito seria levado a julgamento e se a prisão tivesse sido lícitao cidadão seria condenado, condenação essa de serviços públicos e exposição da imagem.

Os pequenos traficantes, que o são por escolha própria, uma vez pegos pela polícia seriam presos e se condenados deveriam ser condenados a passar a pena estipulada na prisão em tempo integral sem direito a beneficios.

E os grande traficantes? prisão perpétua.

Tenho certeza que quando o usuário começar a pagar por contribuir para que o traficante arme soldados, corrompa a polícia e continue promovendo violencia, o consumismo deixará de ser visto como sinal dos tempos modernos.

Nenhum comentário: