quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Rio de Janeiro, violência,imprensa e as bobagens de sempre

O Rio de Janeiro vive dias de comoção. Na verdade essa comoção é cíclica. Depois de uma temporada de calmaria digamos assim, com as ocorrências normais, se é que pode-se chamar de normal assassinatos, roubos, estupros, sequestros, etc; traficantes resolveram acrescentar mercado na marra fusilando outros honestos traficantes. Na confusão a polícia é chamada, sobe o morro e recebida com o tradicional carinho, a bala; revida matando até agora mais de 20 pessoas.

Os traficantes, quesegundo os como direi, filósofos, são fruto do isolamento social do governo de FHC para trás (os críticos só não explicam porque depois de 8 anos de governo petista esse isolamento continua), derrubaram um helicoptero da policia matando os policiais que estavam dentro do aparelho.

Os jornais registram os acontecimentos e o que se viu na blogosfera? Segue mais ou menos uma lista do que anda sendo "analisado". Recomendo um engov antes de ler e sal de fruta após a leitura. Seu fígado e estômago irão agradecer.

1) É tudo muito estranho, assim de repente essas coisas. É por causa das olimpíadas no RJ em 2016. É um plano para tirarem do Rio os jogos. (Comento: consegue acreditar no que leu? Pois é. Circula esse tipo de coisa em postagens e comentários nos blogs. A teoria conspiratória é tão estúpida que para ter o mínimo de veracidade precisaria que as chamadas ações ocorressem antes da escolha do Rio e nao semanas depois. Mas vai ensinar lógica para quem ainda acha um mistério juntar letras para formar palavras para montar frases...);

2) A mprensa dá destaque porque o governo do Rio, estadual e municipal são aliados do governo federal. (Comento: Esse é outro que acredito que precise de remédio para tontura, porque a lógica do argumento dá tantas voltas em sí mesma que despenca inerte. Se a imprensa, leia-se FSP, Estadão, Globo, VEJA, Isto É, Época; desse destaque aos problemas do Rio porque os governos são pestistas ou aliados de petistas, então a página de cotidiano, cidades e policial dos jornais paulistas viria em branco, porque os govenos estadual e municipal são da oposição. É isso que você, equilibrado leitor vê? Quando ocorreram os ataques do PCC, qual foi o assunto das páginas principais dos jornais e revistas citados? receitas de bolo diet para dietas? Ou foi a segurança de São Paulo? Pois é, né! Apenas uma horrivel deformidade na visão ideológica permite que alguem crie comentários sobre a imprensa como esse. Se houvesse óculos para cegueira ideológica, os donos de ótica estariam milionários a julgar pelo números de pessoas que comentam na blogosfera esposando essa idéia);

3) Porque não falam de São Paulo? Ou a variante: Quando falam de São Paulo é sempre de forma positiva. (Comento: Além do bairrismo tolo, o que se denota é a necessidade perene de falar de São Paulo não porque é São Paulo, mas porque o governo é tucano. E nesse caso a criminalidade em São Paulo também é ruim mas afinal o governo tucano...E por aí vai. Quando a favela em SP pegou fogo; Luis Nasif fez um post apontando que o incêndio poderia ser por interesse. Pronto, foi um sem número de comentaristas descendo o porrete no governo paulista e um monte de comparações com o RJ que é muito melhor, que isso que é aquilo. Mas agora que nao dá pra criticar a situação sem criticar o governo estadual e federal por via indireta, chega a dar pena observar o esforço hercúleo que comentaristas fazem para escapar das garras da lógica e do bom senso para poderem escrever as sandices que queiram. Ainda bem que para esses a falta de lógica na argumentaçào não é doença letal porque senão estariam todos mortos).


Nenhum comentário: