quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Votorantim continua a se desfazer de ativos

O grupo Camargo Corrêa fechou acordo com a Votorantim para assumir a participação indireta do grupo na companhia de energia elétrica paulista CPFL, numa operação com valor aproximado de R$ 2,56 bilhões.

O acordo prevê a compra pela Camargo Corrêa da participação que a Votorantim Participações tem na VBC Energia, empresa que integra o grupo de controle da CPFL com 27,8% do capital votante e total da empresa.
A Camargo Corrêa comprará de forma indireta os 50% que ainda não possuía da VBC Energia, informou a empresa. A aquisição deve ser concluída em 20 de fevereiro.

Fonte:Gazeta Mercantil

Comento: A Camargo Corrêa já havia adquirido a parte do Bradesco na VBC e agora com a saída da Votorantim (o V de VBC), a Camargo Corrêa se torna a única dona do grupo CPFL (sem considerar os demais minoritários, óbvio).

A Votorantim, em decorrência da crise ao que parece retrocede para suas atividades básicas: cimento, alumínio e papel; com o fortalecimento de sua presença nessas áreas mais do que já é.

O setor de energia, embora importantissimo para a Votorantim é um negócio mais recente com a compra da CPFL Paulista e através dela de parte da D2, uma das distribuidoras criadas com a divisão da Eletropaulo em 4 para sua privatização. A D2 se tornaria a Bandeirante Energia e essa seria cindida em duas. A parte responsável por regiões do interior (Sorocaba, Jundiaí e Baixada Santista), se tornou uma distribuidora independente que foi chamada de CPFL Piratininga.

A Votorantim que possui usinas geradoras de energia, com a venda de sua parte da VBC deixa o setor de energia como investidor e player desse mercado.


Nenhum comentário: