terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mais um sobre o BBB

O reality show da Globo entrou em seu nono ano ou edição. Fiz um post sobre o assunto. Agora depois de alguns capítulos exibidos, digamos assim, algumas considerações:

É curioso como os "jogadores" se tornaram profissionais do jogo. Explico; o discurso de quase todos ele é que entraram sem querer "jogar". Estão alí inteiros e puros. Como a afirmação de cada um é sobre si mesmo, infere-se que os outros não estão sendo inteiros e puros. Outro termo recorrente é "mascaras cairão".

Na verdade, só o fato de alguem afirmar que não quer jogar ou que não está jogando já é um jogo em sí. Porque? Porque os "jogadores" acostumaran-se com as edições anteriores nas quais o público determinou que:

a) Pune os malvados e aqueles que tentam puxar o tapete dos outros;
b) Gosta e prêmia os "sinceros", que são "eles mesmos";
c) Tende a querer fazer justiça social, premiando os "pobrinhos", os que "mais necessitam".

A atual edição mostrou os jogadores justamente usando essas armas. A maioria falando da vida dificil que tiveram ou tem; perdas dos pais, naufrágios sentimentais e emocionais, etc.

A maioria se esforça a demonstrar posturas éticas, recriminando o que seriam atitudes ruins.

A maioria se descreve lá dentro como sendo o que é aqui fora.

A maioria tenta descontruir a imagem que os outros querem montar, ao ponto de determinar que esse ou aquele não precisa estar lá por conta das posses da família, coisa e tal.

E a maioria das pessoas que assistem acabam comprando essas coisas e vão formando as torcidas, em grande parte por conta do que é editado pelo programa.

A população não leva em consideração que:

1) A maioria é formado, o que demonstra nesse país, que possuem ou vem de famílias con renda. Praticamente todos os homens se declaram empresários, artistas. Uma é advogada. Outra jornalista. Boa parte possui idade "friends". Não são adolescentes mas ainda não são os quarentões com filhos, hipotecas, etc.
2) As mulheres, mesmo aquelas que choram a dificuldade financeira familiar pagaram operações estéticas como a colocação de silicone nos seios, operação que custa por baixo, cerca de R$ 6.000 a R$ 10.000,00. Não é coberta pelo SUS nem por planos de saúde. Como pode?
3) O pudor e o digamos assim o recato; tão exigido dos outros jogadores logo é esquecido pelos eliminados que participam de ensaios "sensuais" e aceitam convites para posar sem roupas para revistas masculinas e femininas. Claro se forem, como é mesmo que dizem; fotos de bom gosto, artísticas, tudo bem.

Ao final do programa esses se juntarão aos anteriores formando um grupo pouco maior que 100 pessoas que ostentarão como um cartão corporativo o termo "ex-bbb".

Fazer o quê!?! Se quem paga é você!?!

Nenhum comentário: