segunda-feira, 14 de julho de 2008

A pesquisa do Gravataí Merengue

As perguntas do Gravataí em preto e as minhas respostas em azul:

- Quem é contra e quem é a favor da fusão BrTOi?

R: A favor tem o Luis Nassif que vê sinergias na fusão. A favor o Daniel Dantas que colocou no bolso quase um bilhão de dolares e colocou na empresa..quanto mesmo? Fica a dúvida sobre esse valor, porque os fundos de pensão estatais estraram pesado e o BNDES financiou a privatização. A favor da fusão temos o governo federal a pretexto de montar uma grande cia nacional de telecomunicação (versão oficial) e pagar os favores de amigos empresários (versão oficiosa). Existe a militância petista a favor é claro e quem mais?

Eu particularmente sou contra e pelo motivo mais prosaico. A lei não permite. Ahhhh! mas a lei será alterada e nesse caso pode. Pois é, poder fazer a fusão poderá, mas deveria? Quer dizer que as leis são adaptadas aos negócios quando deveria ser o contrário? Trabalho com cosnultoria em eficiência energética. Aí um bestalhão sei lá na Eletrobrás, acha que o programa Procel deveria ser o único instrumento a ser usado em projetos de eficiência energética; pede uma mudança na lei tornando a atividade uma função obrigatóriamente da Eletrobrás e eu passo então a vender coco na praia porque a lei adaptou-se ao negócio. O problema de mudar leis para satisfazer negócios particulares gera justamente esse tipo de incerteza jurídica. O exemplo que dei é extremo, claro, mas a sensação de incerteza é a mesma.
Tempos atrás a Vivo tentou uma ação similar e parou porque a Anatel havia dito o óbvio: a fusão é contra a lei. Pergunto: Porque naquela época não alteraram a lei para tais ações então, só o fazendo agora, porque é do interesse de membros do governo e amigos dos mesmos?

- Quem é contra e quem é a favor da grana do BNDES nesse negócio?

R: Nassif é a favor, já que em seu blog o Banco Central toma pau todo o dia mas não existe uma única palavra contra o empréstimo. Os novos donos são a favor, já que não precisaram dispor de um centavo sequer próprio para a operação. O governo é a favor porque tem interesse na operação. A militância petista é a favor, já que o S do BNDES significa Social, social é povo e povo significa sindicatos e os representantes do povo que terão claro, o mesmo direito de solicitar dindin.

Eu particularmente seria a favor se o banco aprovasse a operação após e somente após a mudança na lei (coisa que sí mesma que já considero imoral). A operação também não deveria ser total mas de uma parte, exigindo garantias e aporte de capital das partes interessadas. Em tempo: Sabe quando 2 ou 3 empresas de pequeno ou médio porte conseguiriam de dinheiro do BNDES para uma fusão entre sí na busca de melhor posicionamento no mercado? Pois é, você entendeu.

- Quem é contra e quem é a favor de uma investigação desse processo?

R: Vejamos, Nassif seria contra, porque CPI´s servem de show e simulacro apoiado pela mídia como ele bateu no caso da CPI dos cartões, do dossiê de gastos FHC, do mensalão, etc. O governo seria contra, aceitando uma CPI mas impedindo as investigações. A oposição também não fará empenho, por conta dos interesses dos mesmos no BNDES. A militância petista que verá a investigação como mais um meio de querer derrubar Lula.

Particularmente, sou a favor da investigação, embora ache que ela deveria ser política (CPI), e séria (judiciário).


Nenhum comentário: