sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dá série: Alguns pensam com o fígado...

Todo dia aparece um novo (e a internet ajuda a propagar com a velocidade da luz), hoax ou boato que antes corriam apenas pelo boca a boca.

Chega a impressionar a capacidade de alguns, ou melhor, de muitos de aceitar como se verdade fossem, as mentiras, estórias e teorias conspiratórias.

E qual o obejtivo? Ora é uma brincadeira que toma proporções enormes, ou ainda a criação de estórias para defender posições e é claro, atacar imagem e nomes numa guerra comercial.

Exemplos clássicos são, por exemplo, o boato de que o refrigerante Dolly causava câncer, um boato mentiroso que gerou enormer prejuizos para a marca. Ou o McDonalds que usava carne de animais geneticamente modificados e minhocas nos sanduiches.

Um dos mais recentes envolve uma marca de produtos e desenho animado, a Hello Kitty e sua orogem num suposto pacto demoniáco.

É impressionante como qualquer coisa que atinja o gosto do público para o qual foi criado ou receba atenção da imprensa e da mídia de uma forma geral logo receba "denúncias" de pactos satânicos para explicar seu sucesso.

Enfim...Aceitar como verdade, boatos criados na internet apenas demonstra como as pessoas podem ser apesar da tecnologia e do tempo, incrivelmente ignorantes.

Esse boato ou hoax em especial é um excelente exemplo dessa ignorância já que parte dele lida com o desconhecimento básico da lingua inglesa, lingua hoje internacional que as crianças aprendem na escola desde os 6 anos de idade.

Para os que não acreditam nessas bobagens, leiam e se divirtam. Para você que porventura acreditou e repassou essa estória, leia e aprenda:

Sobre a Hello Kitty:

Hello Kitty, a gatinha fofinha, é uma personagem muito popular em todo o mundo. Tão popular que se você pesquisar o termo "hello kitty", o Google retornará com cerca de 21 milhões de resultados e o site youtube.com retornará com mais de 380 vídeos.

Crianças, adultos, celebridades, artistas, modelos e atrizes usam e vendem produtos com a marca da gatinha.

Mas afinal de contas, quem é essa adorável criatura cujo criador é vítima da acusação de que teria realizado pactos sinistros com o diabo?

A biografia de Hello Kitty:

A gatinha tem várias biografias: a oficial e as não autorizadas. É verdade que as biografias não autorizadas não trazem nenhuma novidade, nenhuma crise existencial nem vícios inconfessáveis, pois a Kitty é pura como... como .... como um cristal puro...como um desenho animado.

Visitando alguns dos mais de 670 mil resultados obtidos na pesquisa aos termos biography "hello kitty" no Google ficamos sabendo:

Nome verdadeiro: Kitty White.

Pais: George e Mary White.

Data de nascimento: 01 de novembro de 1974.

Local de nascimento: há controvérsias. Uns afirmam que ela nasceu em Londres e outros dizem que ela nasceu em Tóquio.

Onde reside: Londres.

Peso: igual ao de três maçãs.

Mas e no mundo real?

A gatinha é o bem sucedido resultado do trabalho da designer Ikuko Shimizu para a empresa Sanrio, sediada em Tóquio, Japão. Os primeiros itens foram lançados no mercado em 01 de novembro de 1974. Um anos depois, Ikuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída por Setsuko Yonekuboe.

Desde 1980 a responsabilidade pelo design desse sucesso comercial é Yuko Yamaguchi.

Além de lápis, papel, artigos de cama e mesa e objetos de decoração a griffe Hello Kitty também produziu motocicletas e 21 exemplares de anel de brilhante cujo preço estimado é de 3.800.000 ienes. Não se espante com a cifra: são apenas cerca trinta mil dólares.

Mas de onde surgiu o boato?

Segue o texto original que circula na internet:

Subject: Hello Kitty

Havia uma menina de cerca de 14 anos q estava em fase terminal de cancer de boca. Os medicos jah haviam tirado todas as esperanças da familia em relação a cura da garotinha. A mãe da menina, desesperada, tomou uma decisão insana. Fez um pacto com o Demônio: consagrou a menina ao Demônio para q ele a curasse e como promessa, criaria uma marca q afetaria todo o mundo (no caso a Hello Kitty). Posteriormente o Demônio curou a garotinha, e a mãe cumpriu o q havia prometido: criou a Hello Kitty.

A palavra Hello, em ingles quer dizer olá. A palavra Kitty, é de origem chinesa e quer dizer Demônio.

***Logo, Hello Kitty quer dizer: Olá Demônio.***

Vcs pode perceber q a Hello Kitty naum tem boca, devido ao caso da garotinha ter o cancêr de boca.

A Hello Kitty é um simbolo da Nova Era. A Nova Era é uma seita q vai contra todos os princípios de Deus. Ela busca criar simbolos "bonitinhos" para agradar a todos.

Considerações sobre o texto orginal do boato:

A mensagem acima possui cinco aspectos a considerar.

1. a possibilidade de se realizar pactos com entidades satânicas ou demoníacas com a finalidade de obter vantagens nesta vida;

2. a imprecisão das informações fornecidas;

3. a associação de produto de consumo com seita que busca criar simbolos "bonitinhos" para agradar a todos;

4. a mistura de palavras de diferentes idiomas;

5. o imaginário popular e os animais tenebrosos.

A Questão do pacto demôniaco:

Isso de fazer pactos com demônios, é um tema recorrente a séculos. Certamente, há pessoas interessadas em trocar a alma, digamos assim pelo sucesso pessoal, de preferência a alma dos outros; mas é sempre bom lembrar um velho ditado nacional que diz que se macumba desse certo, o campeonato estadual baiano de futebol terminaria empatado em 0 a 0.

Não é possivel discutir a existência do diabo, do mal e de sua influência, ele existe e ponto. Mas não é crível assentar em tais bases o sucesso de um determinado empreendimento ou marca comercial.

Portanto, nada a discutir no nível racional, a existência do demônio. O que se discute aqui são os boatos acerca de acordos com o dito cujo e esses boatos sempre possuem as mesmas caracteristicas. Ou seja, como qualquer lenda ou pulha virtual que se preza, essa daí também possui informações imprecisas e os dados são incompletos.

Não existe na estória nenhum dado que se possa utilizar para confirmar a história narrada, nem mesmo um ou outro aspecto mais plausível como a existência de uma garota com câncer na boca e a sua mãe aflita: nome das pessoas, hospital ou clínicas, cidades... nenhuma informação.

A relação da marca com a "Nova Era":

Embora não seja possivel identificar o originador desse boato, a menção à Nova Era, segundo o texto, uma seita que vai contra todos os princípios de Deus; demonstra que a origem desse boato está em grupos evangélicos que fazem críticas à chamada Nova Era ou New Age que é um somatória de religiões e idéias espiritualistas, uma verdadeira salada de frutas religiosa, para-religiosa e pseudo ciência.

Uma pergunta sem resposta: o que há de errado em criar simbolos "bonitinhos" para agradar a todos?

A Questão da ignorância sobre a lingua inglesa:

Em qual dicionário o/a autor/a da mensagem foi buscar a informação que Hello, em ingles quer dizer olá e Kitty, é de origem chinesa e quer dizer Demônio? Trata-se de mistura insensata.

Outras Questões:

Quanto à ausência de boca no rosto da gatinha, a Sanrio explicou: ela fala pela coração e assim pode ser entendida por qualquer pessoa. E também: o fato de não ter boca, permite à sua proprietária imaginar o seu, da gata, estado de espírito.

Em todos os lugares do mundo encontram-se imagens ou figuras, genericamente denominadas amuletos ou talismãs. São objetos ou imagens aos quais se atribuem poderes mágicos, objetos cujo uso pode trazer boa sorte ou afastar coisa ruim. São as figas, os cristais, as ferraduras, as corujas, o trevo de quatro folhas, a mão de fátima, o martelo de Thor.

No Japão, existe o maneki neko ou Manekineko, talismã de grande semelhança com a Hello Kitty. A diferença principal entre eles é que o maneki neko é um gato macho. Ele traz fortuna, boa sorte, felicidade, saúde e várias outras coisas desejáveis.

Origem do boato na internet:

Não se dispoêm de informações sobre a origem dessa história da Hello Kitty satânica, como ela se formou e qual o objetivo de quem a criou. As primeiras mensagens, começaram a circular em julho de 2006, mas alguns blogs já faziam referência a ela em setembro de 2005.

Conclusão:

É mais uma fantasia sem pé nem cabeça fruto de um espírito, não vamos dizer maligno, mas de porco certamente com desígnios não muito bem definidos.

O que resta diante de tanta ignorância? Orar? Oremos então!!!

Pesquisa: site quatrocantos sobre lendas urbanas e hoax.

Nenhum comentário: