quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Questão dos diplomas para Jornalista

O STF decidiu que não é necessário o diploma de jornalista para prática do jornalismo.

Isso feito, começou uma avalanche, na blogosfera, de críticas ao STF.

1a. bobagem:

O STF não extinguiu as faculdades de jornalismo, mas a exigência do diploma de jornalismo para exercer essa profissão. São coisas distintas. Existem diversos cursos de ensino superior cuja existência como profissão não estão devidamente documentadas como profissionais de TI por exemplo e nem por isso, o valor do curso superior é relativizado.

Venhamos e convenhamos, para ser jornalista é necessário saber ler e escrever bem na lingua mãe, se possivel em outras e construir conhecimento na área que deseja cobrir.

2a. bobagem:

A questão da ética. Ética e educação são dadas em casa. São os famosos valores e principios que ninguem deveria, deles abrir mão. A faculdade não torna ninguem mais virtuoso ou menos. A pessoa assim se colocará a depender de suas escolhas morais.

3a. bobagem:

Isso visa o interesse dos meios de comunicação que querem pagar salários menores. Isso é ridiculo. Qualquer um a procura de emprego sabe que até para auxiliar de escritório estão exigindo curso superior e cargos de gerência, exigem pós graduação, MBAs, etc.

O Brasil tem uma classe de trabalhadores que é uma massa enorme da população, jovem recem-saida dos bancos escolares ou faculdades. A procura é maior que a capacidade do mercado de absorver esses profissionais. Então as empresas elevam os padrões para tornar o funil menor e com isso escolher os "mais capacitados". Vai daí que a maioria delas opta "qualificações mínimas" e entre essas está o curso superior.

Como a mão de obra no Brasil é barata porque a CLT torna cara esse contratação não o salário, porque uma empresa contrataria alguem sem curso superior se pode pegar alguem com ele, se o salário será o mesmo?

Nenhum comentário: