domingo, 30 de março de 2008

Sobre a questão do aborto

A favor e contra o aborto, adeptos de um e do outro pensamento, posto serem antagônicos, lançam mão de principios religiosos ou humanisticos na tentativa de ganharem adeptos.

Talvez seja a primeira vez que, no caso um político, deixe de lado argumentos religiosos ou humanisticos para usar apenas...idiotices, como fez o governador do RJ, quando relacionou o crime ao número de pobres e que se pobres abortassem o crime diminuiria.

Diante das toneladas de ataques, o principal executivo, perdão, pastor da igreja universal do reino de deus declarou aprovar o aborto. Talvez o objetivo tenha sido dar uma visão "moderna" à imagem de pirata que a igreja conquistou pela sanha com que vai atrás do dinheiro dos seus adeptos; ou pretendeu dissociar a imagem da tv record, da qual é proprietário, da igreja da qual é fundador. De qualquer forma, veja o grau de barulho que se produz quando um assunto desse é tratado de forma tão pouco elegante.

No lado oposto temos uma igreja católica que condena até o uso de preservativo exigindo de seus adeptos o uso de uma arcaica "tabelinha", cuja confiabilidade se mantêm enquanto não mudam os humores dos hormônios femininos. Essa intransigência, que faz a liderança católica "coar o mosquito mas engolir o camelo"; faz com que os contrários ao aborto sejam considerados reacionários e fora da realidade e os favoráveis sejam tachados de assassinos.

A questão religiosa não pode ser abduzida da questão. Se temos leis civis dizendo que é proibido aos cidadãos a prática do assassinato, do homicidio; é necessário lembrar que faz parte dos 10 mandamentos, leis religiosas, uma delas que ordena "não matarás". Nas mesmas leis está registrado que se alguem batesse em uma mulher grávida e seu filho saisse, morrendo a criança, morreria a pessoa que deu a pancada. Claramente o aborto era condenado.

Alguns trazem atenção para tribos africanas, castas indianas, índios americanos, etc que fazem uso de infanticidio e isso é natural. Ocorre que também existem culturas que tomam leite no qual bebem e se banham ratos e ninguem em sã consciência daria esse leite a seus filhos, não é mesmo? Existem culturas que praticam a mutilação dos orgãos genitais femininos para que não tenham prazer na relação sexual. Alguem por acaso deseja tornar essa prática uma das cobertas pelo sus? Outras culturas cultuam ou cltuavam seus mortos por comerem o cadaver. Alguem por acaso deseja construir alguma teoria demonstrando que a adoção da prática iria ajudar a eliminar a fome no país e quem sabe no mundo?

Alguns fazem uso de argumentos humanisticos. Mulheres morrem em clinicas clandestinas, enquanto mulheres ricas fazem uso de clinicas particulares. Não estamos diante de uma escolha econômica mas de uma escolha moral. Mulheres pobres ou não tão ricas tem morrido em clínicas estéticas por conta de operações plásticas mal sucedidas ou porque as clínicas não eram autorizadas ou não tinham os meios adequados para atenderem esse tipo de intervenção. Mulheres ricas fazem as mesmas operações nas melhores clínicas particulares com os melhores médicos da área. Ocorre a alguem pleitear que o sus cubra operações plásticas estéticas porque mulheres morrem em clínicas clandestinas ou particulares não autorizadas para cirurgias plásticas? Não. Porque? por que a decisão de fazer uma cirurgia estética é de cunho pessoal e a nação não deve arcar com esse custo. Uma escolha moral portanto.

Alguns alegam que as mulheres tem direito a escolher o que fazer com seus corpos, o que significa levar a frente uma gravidez ou não. Bem, as mulheres tem realmente direito a decidir sobre seus corpos, mas por mais que isso seja verdadeiro, alguem pode vender uma de suas córneas, rins, pulmão, pele ou pedaço do fígado? Não, não pode. Pode doa-lo se for para um parente direto mas a outrem só após sua morte. Então realmente, não somos verdadeiramente donos e senhores de nossos corpos, até porque, por mais que tentemos somos obrigados a obedecer determinadas leis naturais como a gravidade, da inércia, da morte...porque não acatarmos a lei da natureza ou da vida se assim quiser chama-la? Porque essa deve ser considerada de aplicação voluntária ou dadas as circunstâncias ideais?

Alguns alegam que um bêbe pode ter vindo em um momento ruim da mulher e cabe a ela decidir. Existem muitas outras coisas que ocorrem em momentos ruins ou que se tornam ruins por conta deles e ninguem, ninguem discute com o sistema, com os astros, ou seja lá quem for que aquele momento não é propício. Uma doença muda nossas vidas e de nossos parentes. Alguem já descobriu um meio de ficar doente em condições financeiras melhores para suportar o tratamento? Uma ordem de demissão afeta a vida da profissional e da familia. Alguem já conseguiu fazer voltar atrás uma demissão, até que o demitido tenha conseguido outro emprego, ou mais um parente esteja trabalhando. Alguem muito íntimo morreu. Doi muito mas com o passar do tempo a vida vai retomando o rumo. Alguem por conta da dor insuportável que a morte acarreta descobriu um meio de reverter o processo até que estejamos mais experientes e acostumados para suportar? E o que dizer de acidentes e obras do acaso? Em todas as situações, que são límites, a vida tem um corte em como a conheçemos e passamos a ter vivências diferentes. Porque uma gravidez não deve ser enfrentada como são enfrentadas todas as outras grandes questões que nos deparamos, porque nesse caso a fuga?

Em todos os exemplos citados, é possivel afirmar que não somos realmente responsáveis por essas situações mas as enfrentamos. No caso de uma gravidez, isso não ocorre. Tanto o homem quanto a mulher tomaram uma decisão moral, quando fizeram sexo. O sexo tem por fialidade o prazer? sem dúvida. Tem por finalidade a procriação? igualmente. Mas se uma transa sem orgasmo é azar, a geração de um feto não é igualmente um azar, porque o sexo tem realmente a finalidade da procriação sendo o processo extremamente prazeiroso. Vem daí a questão da responsabilidade. Responsabilidade de se precaver se não deseja a parte final do sexo que é a geração de herdeiros. Responsabilidade de dizer não ao parceiro se aquele momento não é o ideal para enfrentar uma possivel mudança na vida (estou falando do período fértil, lembrando aqui que nenhum contraceptivo é 100% eficaz). Por fim, responsabilidade de dizer não ao sexo, se não possui as condições mínimas de arcar com as consequências que podem vir a resultar dele; filhos.

De qualquer forma, como dito no começo, os adeptos do "a favor" e do "contra" o aborto, lançam mão de argumentos e visões religiosas ou humanisticas. Fico a imaginar se talvez não seja hora de ouvir o argumento ou a visão de quem realmente tem mais interesse no assunto.

Segue abaixo um texto chamado "diario de uma criança por nascer", de autor desconheçido.

5 DE OUTUBRO:
Hoje começou minha vida. Meus pais ainda não sabem disso, mas já existo. E sou menina. Terei cabelos castanhos e olhos verdes. Quase tudo já está fixado, até mesmo que irei gostar muito de flores.
19 DE OUTUBRO:
Alguns afirmam que não sou ainda uma pessoa real que apenas minha mãe existe. Mas sou uma pessoa real assim como uma migalhinha de pão ainda é realmente pão. Minha mãe é. E eu também sou.
23 DE OUTUBRO:
Minha boca está começando agora a se abrir. Imagine só dentro de cerca de um ano estarei sorrindo e, depois, falando. Sei qual será minha primeira palavra: MAMÃ. Não fique bravo comigo, papai, é assim mesmo. PAPÁ será a segunda palavra que falarei.
25 DE OUTUBRO:
Meu coração começou hoje a bater por si mesmo. De agora em diante, baterá suavemente pelo resto de minha vida, sem jamais parar para descansar! E, depois de muitos anos, ele se cansará. Parará, e então morrerei.
2 DE NOVEMBRO:
Estou crescendo um pouco cada dia. Meus braços e minhas pernas começam a tomar forma. Mas tenho de esperar ainda bastante tempo antes de estas perninhas me erguerem até os braços da mamãe, antes que estes bracinhos possam colher flores e abraçar o papai.
12 DE NOVEMBRO:
Pequeninos dedos começam a formar-se em minhas mãos. É engraçado como são pequenininhos! Poderei tocar com eles nos cabelos de mamãe.
20 DE NOVEMBRO:
Foi somente hoje que o médico contou à mamãe que estou vivendo aqui, sob o coração dela. Oh, quão feliz ela deve estar! Sente-se feliz, mamãe?
25 DE NOVEMBRO:
Mamãe e papai devem estar provavelmente pensando num nome para mim. Mas eles nem sequer sabem que sou uma menininha. Desejo que me chamem de Mariazinha. Já estou ficando tão grandinha!
10 DE DEZEMBRO:
Meus cabelos estão crescendo. São macios, escuros mas brilhantes. Fico imaginando que tipo de cabelos mamãe tem.
13 DE DEZEMBRO:
Estou quase prestes a poder ver. Tudo é escuro em volta de mim. Quando mamãe me trouxer ao mundo, ele será cheio de sol e de flores. Mas o que mais desejo é ver minha mamãe. Qual é sua aparência, mãezinha?
24 DE DEZEMBRO:
Fico imaginando se mamãe ouve o sussurro do meu coração. Algumas crianças chegam ao mundo um pouco doentes. Mas meu coração é forte e saudável. Ele bate tão ritmicamente: toc-toc, toc-toc. A senhora terá uma filhinha saudável, mãezinha!
28 DE DEZEMBRO:
Hoje minha mãe me matou.

Nenhum comentário: