sexta-feira, 28 de março de 2008

Placa de gelo se desprende na Antártica


26/03 20:20 CET

Grande porção de gelo separa-se da Antárctica

Um enorme bloco de gelo, com mais de 400 quilómetros quadrados, está a separar-se da Plataforma de Wilkins, na Antárctica. O fenómeno foi detectado através de imagens de satélite e, segundo vários cientistas, é uma consequência do aquecimento global. A Plataforma de Wilkins estende-se por 13.000 quilómetros quadrados, no extremo Norte do continente, a 1600 quilómetros da América do Sul.

O Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas presidido por Rajendra Pachauri - Prémio Nobel da Paz de 2007 - manifestou preocupação com a aceleração do degelo na Antárctica.

O cientista indiano explica que podem produzir-se "mudanças abruptas e irreversíveis. O colapso de grandes corpos de gelo pode resultar num aumento de vários metros do nível dos mares". Uma hipótese para a qual, sublinha Pachauri, "é preciso estar atento".

A desintegração da planície gelada começou a 28 de Fevereiro, com a separação de um grande "iceberg" de 98 quilómetros quadrados.

A Plataforma de Wilkins começou a diminuir significativamente nos anos noventa. Em 98, perdeu dez mil quilómetros quadrados numa questão de meses.

Nenhum comentário: