segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Posse Presidencial, Mulheres...e uma opinião

Vou avisando que o que segue é uma opinião pessoal. Não está, ou pelo menos não tenho como apoiá-la em fatos até porque se assim fosse, deixaria de ser opinião para ser notícia ou análise.

Em absoluto nada tenho contra a atual presidente, o vice, seus parentes e assim por diante, mas não posso me furtar a expressar uma opinião com base no que li sobre a posse da nova presidente e qual foi o tema líder do twitter.

Ok? - Em frente;

A posse da nova presidente foi marcada pelo mesmo de sempre. Discursos, convenham, falando o óbvio e a verdadeira adoração de criaturas, no caso do ex-presidente.

Até ai tudo bem, porque foi uma reciclagem das duas ultimas posses; afinal quem faria um discurso prometendo manter a desigualdade, quebrar as leis e governar para poucos, não é mesmo? Quanto aos cânticos e orações dedicados ao novo santo brasileiro, bem nada mudou depois de oito anos não é caros amigos? Ou alguem esperava que se falasse em heranças malditas (que existem), problemas pendentes (aos montes) e...enfim, o de sempre?

A diferença e essa diferença tomou conta do noticiário foi a vice-primeira dama, esposa obviamente do vice-presidente, que segundo a imprensa, "roubou a cena".

O que chamou a atenção da mídia foi a beleza da mulher em questão e a diferença de idade entre ambos. Num entrevista a revista Piauí, o agora vice-presidente declarou que a conheceu quando tinha 60 anos e ela 18. Quatro meses depois se casaram. Hoje, 70 e 27 respectivamente.

Vá lá...tenhamos algum senso de respeito pela humanidade em geral e nenhum pela nossa inteligência em particular e aceitemos que existam as como direi, explosões de paixões tão fortes entre gerações tão diferentes, e nenhuma questão menor relacionada a posição, dinheiro, essas bobagens mundanas.

Fico a pensar em duas coisas:

A primeira...Qual seria a reação da mídia e do povo se fosse a presidente de 53 anos, a levar a tiracolo um rapaz de 18 anos (para que a comparação com a diferença de idade entre o vice e a esposa se mantenha mais ou menos na mesma proporção)? - Tenham quase certeza que o mundo viria abaixo.

Em outras palavras, a um homem se dá o direito quase que natural de usufruir da juventude a muito perdida, mas a mulher deve se comportar conforme sua idade. Não é demais lembrar que a presidente se fez acompanhar da filha, que por sua vez acabou de ter um filho. Divorciada, qual seria o perigo institucional da presidente se fazer acompanhar do namorado se houvesse e dizem algumas fontes no noticiário que há?

A segunda...Cada um faz o que bem entende, mas a tão louvada estória de ter-se a primeira mulher presidente, que a mulher está cada vez mais sendo valorizada, que isso e mais aquilo; fica de forma indelével apagada diante do fato de um homem de 60 anos, o segundo na escala de poder na república tupiniquim, ter escolhido para companheira uma mulher de 18 anos. Decerto não foi a inteligência, o espirito abnegado de amor a pátria ou aos pais, ou qualquer outra qualidade que sem dúvida ela possui. Mas foi sua juventude e a libido.

Em pleno inicio da segunda década do século XXI as mulheres acima de quarentas anos podem associar sua experiência de vida e inteligência com boa saúde e, graças a Deus, a um corpo pelo menos estéticamente jovem...a união de dois mundos desejada por todos que conheço. - "quem dera ter vinte anos novamente mas com a cabeça que tenho hoje"; é uma das frases mais ouvidas por todos em qualquer roda de conversa.

Um homem que se casa com uma jovem de 18 anos décadas mais jovem que seus próprios filhos comete um crime contra as mulheres das gerações dele e mais novas que ele porém mais velhas que ela, se é que me entendem, e que foram as verdadeiras responsáveis por construir esse país.

Nenhum comentário: