segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Análise pós-fatos

Que ninguem veja isso como crítica mas é uma constatação a partir de fatos. Portanto não sejam rudes em demasia; combinado?

O agora ex-presidente Lula é o Chateaubriand do século XXI.

Chateaubriand também poderia dizer "nunca antes neste país" melhor do ninguem, já que implantou no Brasil a idéia de cadeia de jornais, o rádio, a televisão, o compadrio político, o uso das instituições para atingir interesses pessoais e de aliados, o desprezo pelas leis que limitavam sua ação, o egocentrismo exarcebado ao nivel do impossivel, a idéia de que antes dele nada se fazia certo, a idéia de que poderia influenciar eventos e fatos internacionais.

Como o ex-presidente, era nordestino mas fez sua vida no eixo Rio-SP. Como o ex-presidente, criticava ácida e cruelmente autoridades para depois aliar-se a elas tornando-se amigo de infância.

Recomendo a leitura do livro O Rei do Brasil, biografia de Chateaubriand. O homem exposto alí sem o artificialismo do marketing lembra o ex-presidente sem o mesmo artificialismo que o marketing cria.

É bem verdade que Chateaubriand seria facilmente identificado com a direita como Lula o é com a esquerda, mas tirando isso, o que ocorreu nesses oito anos, de negativo digamos assim é um resumo da vida de Chateaubriand.

Por isso o epiteto " nunca antes na história deste país" não poderia ser usado pelo ex-presidente sem o devido crédito ao autor primeiro, falecido em 1967.

Nenhum comentário: