quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Incômodo

Dizem que os incomodados que se mudem, segundo antigo ditado. Mas quando o incômodo vem de ações e palavras de um ser digamos assim, composto e abstrato? Resta-nos então tornar claro esse incômodo. Se for só meu, é assunto meu mas se outros se sentirem assim, então deveria ser um assunto do incomodador.

Não tenho nada que ver com as posições do governo no caso de Honduras. É obvio que o já famoso "não sabia" ou "fui pego de surpresa" são usados apenas e tão somente para evitar a pecha direta de se intrometerem em assuntos alheios, o que aliás, é bom que diga, sempre foi a reclamação contra os "ianques", não é verdade?

Mas ao que parece é do jogo entre as nações, jogo esse as vezes bastante sórdido, que estados se movimentem a favor desse ou daquele por mais que os outros tenham talvez razão.

Logo, a posiçào do Brasil a favor do presidente deposto, deposto não por conta do duvidoso gosto por chapelões texanos, mas porque resolveu agir contra a constituição do seu país; não é isolada dos demais. O que incomoda são as ações de exacerbada rígidez quando não grosseria como exigir a saída do embaixador hondurenho da reunião de direitos humanos, ação levada a cabo tendo o Brasil a frente.

E daí?

Daí que o íncômodo venha justamente de ter assistido os mesmos personagens brasileiros assistindo o discurso grosseiro, mentiroso e preconceituoso do presidente do Irã na mesma comissão na ultima vez que se reuniram e não somente aplaudiram como tentaram fazer embaixadores americano e europeus participarem da reunião, coisa que se recusaram para não ouvir aquele monte de bobagens.

Mas o embaixador salvadorenho foi expulso da reunião porque o presente governo dele é "golpista".

Tem outra;

Os mesmos personagens tupiniquins se esforçaram em verso e prosa para mostrar a dignidade e acerto da decisão brasileira de recusar-se a condenar o governo do Sudão por conta do verdadeiro extermínio genocida em Darfur. Mas pra condenar a Honduras na OEA, ONU, comitê disso e daquilo, até nos clubes de bocha; não se mede esforços.

É só isso que incômoda. O resto só assusta quem ainda acha que o ser humano, incapaz de aumentar em um minuto que seja, o seu tempo útil de vida neste planeta, seja capaz de fazer o que é certo sem deixar um rastro de mortos pelo caminho.

Nenhum comentário: