sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Igreja e dinheiro

E lá vamos nós...

Os líderes da igreja denominada IURD foram acusados em processo legal. Motivo: Desvio e lavagem de dinheiro.

Sai na imprensa, jornais e televisão; e a Rede Record responde atacando a Rede Globo que supostamente estaria fazendo campanha contra a igreja.

O que vou analisar aqui não é obviamente o processo em sí, até porque ninguem abre processo criminal contra alguem se os índicios não forem suficientemente fortes para tanto. Agora condenação virá, apenas se os índicios se confirmarem em provas robustas e indefensáveis. Caso contrário a pessoa é inocente...mesmo que não seja, que fique bem entendido.

O cerne da questão me parece, é outro.

Igrejas são entes não corpóreos. São uma aglomerado de pessoas que compartilham a mesma idéia, no caso religiosa, sobre um específico e determinado assunto; sua relação com "o" Deus. Se Ele aceita ouvir ou responde a esse relacionamento são outros quinhentos.

No mundo de hoje, alguem precisa pagar a conta de luz, a agua, os livros, etc, etc que esses membros usam e como dinheiro não é maná pra cair do céu é preciso que os membros sustentem suas denominações.

Pode ser discutido se dízimo é bíblico ou não; mas não se discute que são os membros da igreja que devem financia-la.

Isso posto, adiante;

As igrejas, por sua natureza humana, de conforto e ajuda, possuem isenções fiscais para sobreviver, porque parte-se do pressuposto de que a origem do dinheiro das igrejas já foi declarado em sua origem pelo doador. Como as igrejas não possuem fins lucrativos, é mais do que justo que as mesmas não sucumbam diante da montanha de impostos que temos sobre nossas costas.

Quer dizer que igrejas não podem ter negócios? Não! Não podem não! Embora as igrejas sejam obrigadas a se registrar como pessoas jurídicas, elas não podem ter negócios comerciais.

Uma igreja pode editar seus livros e publicações religiosas, mas não pode vende-los obtendo lucros. Ela pode adquirir terrenos e imóveis para construção de centros e templos mas não pode se tornar ou controlar uma imobiliaria.

E a razão é porque o dinheiro das igrejas advém de contribuições e dízimos de fiéis e sobre essa montanha de dinheiro não existem tributos e impostos.

Imagine você, dono de um negócio arcando com todos os impostos competindo com um negócio montado por uma igreja com recursos infindáveis? Quem você acha que sobrevive?

A IURD possui um apetite por negócios tão grande quanto parece ser sua devoção por Deus. O problema é saber até que ponto a devoção ao deus "dinheiro" toma o lugar da devoção ao deus "Deus".

Como a igreja em sí mesma não pode ser dona de negócios, os negócios estão em nome de pessoas físicas que curiosamente são pastores e líderes da igreja.

E aí é que começam as dúvidas. Como um religioso, um pastor, que dedica seu tempo e energia para a "obra do Senhor" consegue juntar recursos para adquirir uma rede de televisão, na verdade duas? empresas de informática, jornais, rádios, construtoras?

É obvio que os recursos vieram da igreja e alimentam os empreendimentos comerciais, quando não, o conforto e boa vida pessoal dos líderes da igreja e suas famílias.

E antes que algum iluminado queira me levar para o caminho da luz querendo me esclarecer que Deus abençoa o pastor fulano de tal porque se dedicou a obra, eu me adianto e pergunto: Porque esse mesmo deus não abençoou com o mesmo conforto material e riqueza física a massa de fiéis que entrega seu dízimo mês a mês e cotinua mês a mês morando em favela, andando em ônibus apertado, vivendo de sub-emprego?

E a reação da Record?

Ela não é igreja? Porque a Record em seus programas e jornais começaram a atacar a Globo, os Marinho e a descontruir as acusações mostrando os "efeitos positivos" da igreja sobre menbros dela?

A Record acusando a Globo de sensacionalismo faz uso dele quando ataca a Globo hoje e atacou a FSP meses atrás quando reportagens do jornal começaram a levantar essa questão.

Porque a Record faz questão de apontar o dedo para a Globo dizendo haver uma guerra entre as emissoras se as notícias não são de que a Record lava dinheiro, mas a igreja?

Se a Record não fosse controlada pela igreja, porque a raiva nas repostas diárias contra a Globo?

Em tempo; o dono legal da Rede Record é o mesmo que se declara líder e bispo da IURD.

Se o homem estando bispo vive para igreja, a sua fortuna pessoal veio de onde?

Se os recursos vieram de sua atuação como religioso, então o dinheiro veio da igreja.

Se o dinheiro veio da igreja, então a Rede Record é da igreja, já que o pastor também controla a igreja.

Se a lógica está errada, carta para a redação

Nenhum comentário: