terça-feira, 10 de junho de 2008

As empresas, governos e a população

No Rio Grande do Sul, a governadora do PSDB se vê no meio de um furacão envolvendo empresas estatais, propinas e corrupção. Em São Paulo aparecem índicios de antigos atos de...propinas e corrupção envolvendo estatais e empresas estrangeiras. No âmbito federal, bioma natural de propinas e da corrupção, estoura a questão da venda da Varig que teve os dois pés e mãos da Casa Cívil a favor de um concorrente que depois ganharia milhões com a operação.

Claro, a denunciante foi durante a crise dos aeroportos protegida de forma canina pela base de apoio do governo no congresso nacional e agora é alvo da ira da mesma base.

Correndo por fora, temos a fusão da Brasil Telemar e Oi que a atual legislação não permite mas que contou com bilhões de empréstimos do BNDES para financiar a operação no momento ilegal. A rigor seria o mesmo que o BNDES financiasse traficantes que tivessem por objetivo produzir cocaina no Brasil para competir com o produto boliviano, esperando que o governo descriminalizasse as drogas.

Acabamos de sair de denúncias de uso indevido de cartões corporativos, sendo que antes disso tivemos denuncias envolvendo altos parlamentares e antes disso ainda, o mensalão...ufa!

As empresas em geral gostam de mercado livre mas lutam para manter negócios com os governos. Governos, uns menos outros mais, querem controlar o mercado para ditar regras e com isso ter as empresas em suas mãos.

A população em um anacronismo sem explicação, usa e abusa das melhorias que as empresas privatizadas trouxeram para o país e ao mesmo tempo defendem um estatismo bocó como se ela fosse realmente a dona das empresas.

Enquanto isso, sem a necessidade de dar um único e miserável tiro, nações estrangeiras com interesses diversos, manipulam a opinião pública e a popular através de ONGs sem fim e que na maioria recebem dinheiro público para se tornar a cara do governo em regiões e atividades que ele teria a obrigação de se fazer presente.

Enquanto isso, parte da mídia discute o caso Isabela, o caso Reinaldinho, o novo namorado daquela, o novo par daquele, os rambos cor de rosa, etc.

Nenhum comentário: