segunda-feira, 12 de março de 2012

PHA, alcunha de Paulo Henrique Amorim, apresentador da Rede Record e blogueiro do ConversaAfiada foi processado por um réporter da Rede Globo.

O réporter em questão, era o primeiro profissional de cor negra a apresentar o Jornal Nacional que ainda é, quer gostem ou não, o jornal televisivo que apresenta a maior audiência.

Como o profissional em questão não é um militante das ideologias ongueiras sobre direitos raciais, sendo contra por exemplo as quotas raciais em universiades; o intéprido blogueiro referiu-se a ele como um negro de alma branca, o que significa um homem negro que se contenta em viver sób o código de conduta branco por assim dizer, tentando fazer parte do sistema e não se opondo a ele. Vai ver que guardadas as devidas proporções queriam seus detratores que ele aceitasse o cargo de apresentador e inaugurasse a primeira vez vestindo trajes africanos.

O réporter caluniado entra na justiça e diante da derrota iminente, já que uma condenação na vara cível traria prejuizo em um processo semelhante na vara criminal; faz um acordo no qual ele pagará a indenização pleiteada na forma como fora pedida (doação para uma instituição escolhida pela vítima da agressão), e uma retratação do que disse em jornais de circulação e no seu blog.

O valente jornalista assina o acordo e passa a dizer que a vítima reconheceu que não houve injúria e por isso não fora ele condenado e aciona a blogosfera militante para defende-lo do indefensável.

Esse PHA é o mesmo profissional que nos dois governos FHC fora defensor intransigente do governo e desafeto da oposição e nos dois governos Lula foi defensor intransigente do governo e desafeto da oposição, com excessão de uma única ocasião, quando em sua luta contra Daniel Dantas bateu forte no governo por conta da fusão da Telemar com a OI.

Normalmente uma coisa quando é certa, ela é certa para todos e não somente se o beneficiário desta coisa certa é nosso aliado, amigo ou goza de nosso respeito. O outro lado da moeda é igual. Uma coisa não é errada somente quando os inimigos, adversários ou gente que não goza do nosso respeito se dão bem ou são beneficiados.

Neste caso em particular, PHA errou. Ele julgou e caluniou uma pessoa que tendo a cor da pele negra, conseguiu galgar um espaço profissional de respeito e unica e exclusivamente por não comungar das idéias militantes não "mereceu" a menção de que por seus méritos era o primeiro profissional negro a dividir a bancada do jornal nacional. A constatação é óbvia. Se ele fosse um militante da agenda ongueira teria tido todas as loas de PHA e sua turma. Esse é o cerne da injuria e da calúnia, que levou a difamação.

Todos que emitem suas opiniões na web, incluso eu, são responsáveis pelo que publicam. Se alguem se ofender ou se sentir caluniado e o que foi escrito realmente não tinha o devido respaldo e foi usado com esse objetivo é preciso reparar o erro.

Não chego ao ponto dos politcamente corretos que preferem não opinar porque acham que é preciso respeitar a opinião dos outros ou seu modo de agir ou pensar. Ocorre que ao assim fazer, essas pessoas abrem mão de seu direito a opinião e acabamos nos tornando vítimas da minoria mais barulhenta ou organizada que obriga a maioria a se adequar a ela.

Defenda sua opinião e se no calor da batalha houve ofensas, desculpe-se. Isso não engrandece o adversário mas demonstra que você possui honra.

Nenhum comentário: