terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lâmpadas LED

A moda agora é lâmpadas LED. Tem gente comprando até pra iluminar privada de banheiro.

Qual o ganho real que existe na troca das atuais lâmpadas frias por leds? - O tempo de vida da lâmpada led é mais do que o dobro das eletrônicas frias. Dito de outro modo: Voce demora mais tempo para troca-las e por isso economiza dinheiro.

É claro que por ser uma tecnologia nova o custo final de uma lâmpada led ainda é muito caro e é preciso pensar duas vezes se vale a pena fazer essa troca; embora o preço maior compense o tempo que levará para troca-la.

Assim, antes de sair comprando leds e trocando o sistema de conexao das lâmpadas para usar leds considere que iluminação não se trata meramente de custo da lâmpada e tempo de validade ou garantia.

Pelo lado da economia, a economia em kWh passivel de conseguir com leds é equivalente ao que se consegue com as alternativas atuais no mercado. Isso vale para a casa do leitor, para a empresa ou para a iluminação pública.

Até aí ainda ficariámos com o ganho de evitar custo com troca de lâmpadas, ocorre que é preciso verificar a produtividade ou eficácia das leds. Alguns estudos indicam que instalada uma lâmpada led a eficácia de iluminação da mesma cai pela metade antes de ser preciso troca-la. Ou seja a lâmpada deixa de entregar a luminosidade que promete na metade de sua vida util. Conclusão lógica: Ou se eleva a potência da lâmpada para compensar ou a quantidade delas ou ainda troca-se a mesma antes do prazo. Com isso perde-se o ganho real de optar-se pelas lâmpadas leds como se perde a economia pretendida em kWh consumido.

Nem se discute que para iluminação de destaque, não há coisa melhor. Porém para uso como iluminação, especialmente pública, tenho minhas reservas.

Quem conhecer do assunto, está convidado a comentar.

Nenhum comentário: