segunda-feira, 20 de julho de 2009

Da série: Alguns pensam com o Figado: Pouso do Homem na Lua

No aniversário de 40 anos do pouso do homem na lua, aparece aquela legião de gentes a dizer que tudo é falso e mentiroso.

Um determinado site se coloca como razão de existência provar essa fraude e o site para orgulho tupiniquim é brasileiro.

Cada um pensa o que quiser e tem direito a isso. O que não pode é agir como se fossemos todos, completamente idiotas e ele o unico a possuir a verdade revelada.

Segue aqui um avaliação das "provas":

1) Fotos com iluminação extra solar: Declaram os entusiastas dessa teoria conspiratória que as fotos foram todas produzidas em estúdio. Porque? Porque as sombras com diferentes projeções indicam várias fontes de iluminação, já que com apenas o sol, as sombras iriam para o mesmo lugar.

Pois é, quem se formou no ensino fundamental sem ser muito afeito a leitura e passou pel osegundo grau lendo revistas em quadrinhos, pode realmente dar crédito a isso. Ocorre que para tanto, a topografia lunar precisaria ser lisa como uma quadra de tênis. Com relevos na topografia a luz cria sombras para direções diversas. O próprio autor cai em contradição quando aponta as fotografias mas quando assiste o filme que gerou as fotografias, ele confirma que o relevo do local pode diminuir a projeção de sombras. Mas afirmar que errou na avaliação, nem pensar.

2) Fotos de objetos que deveriam ficar escuros na lua: Declaram os entusiastas dessa teoria conspiratória que as fotos comprovam terem sido feitas na terra, porque na lua a penumbra sem atmosfera não permitiria visualizar objetos e dá como melhor exemplo, a foto do astronauta na sombra do módulo.

Pois é, uma pouco mais de pesquisa mostraria que a lua possui na sua superficie um mineral quae como uma poeira, uma areia bem fina. Sem ventos já que não existe atmosfera, ela não fica suspensa no ar, mas impregna tudo por lá, tanto que os astronautas tinham que aspirar cuidadosamente as roupas para impedir que a mesma entrasse no módulo. Essa poeira tem alto grau de reflação da luz, razão cientifica para explicar porque ela é tão iluminada ao ponto do texto bíblico chama-la de luzeiro menor. Essa deflação da luz permite identificar corretamente na lente de fotos os objetos mesmo que estejam na sombra e isso não ocorre na terra por conta de nossa atmosfera que filtra os raios solares.

3) A pressão e temperatura destruiriam os filmes: Esses, como direi, estudiosos, afirmam que filmes fotográficos e filmes não aguentariam a pressão e mudanças de temperatura. Provas? Uma maravilhosa. segundo o autor desse site da teoria conspiratória , ele entrou em contato com a Kodak brasileira perguntando qual temperatura seria correta para preservar os filmes e se existem filmes especiais. A resposta da Kodak brasileira foi que devem ser preservados em temperatura ambiente e não existem filmes especiais.

Conclusão: A NASA mentiu. Venhamos e convenhamos, quer dizer que sei lá, a Ford do Brasil pode afirmar se existia ou não projetos de carros anfibios na matriz nos EUA? Ou a IBM no Brasil pode asseverar que a IBM não ajudou o governo nazista? Melhor ainda, a Microsoft no Brasil pode afiançar que Bill Gates não fez praticou truste? Só rindo mesmo!!! Tudo isso baseado na resposta de um call center já que o "investigador" mandou sua instigante pergunta para o site da Kodak no Brasil.

Em tempo: quantos milhões de dolares por uso indevido de imagem a Kodak já não teria ganho contra a NASA se a afirmação do investigador fosse verdadeira, e olha que pra processar alguem por isso nos EUA é mais rápido que parir um filho.

4) Pegada no solo lunar: Segundo os teóricos no solo seco e sem umidade não teria como marcar uma pegada no solo.

Ocorre que no vácuo, é possivel, como demonstrado mo programa mithbusters, imprimir o pé de uma bota no solo no vácuo como se fosse em solo úmido. Eles também comprovaram o chamado movimento da bandeira como ocorreu no vácuo.

Nesse quesito de provas, o investigador aponta também os pés dos módulos solares pousados delicadamente. Ocorre que os módulos possuiam uma haste que afundava no solo e esse contado permitia ao piloto pousar suavemente controlando o manche.

Você para o carro e imediatamente salta dele? Não! voce desliga o carro, tira o cinto, etc, etc e demanda um tempo ainda que curto entre a parada do carro e a saída dele. No ambiente lunar, a poeira levantada volta ao sola quase que na hora por falta da atmosfera. Então quando os astronautas saem obviamente não havia poeira suspensa. É demais pensar nisso?

5) Ajuda do cinema: Essa é demais. O investigador afirma com uma foto borrada e pouco nítida que um sujeito agachado é Stanley Kubrik, cineasta que um ano antes da chegada do homem à lua, dirigiu o filme 2001.

Um internauta mandou uma foto do mesmo acontecimento de outro angulo e prova que não é o cineasta.

Qual a resposta do "investigador"? A foto do internauta, não a dele, pode ter sido alterada pela NASA para esconder o cineasta.

6) O presidente da época era Richard Nixon: Mais uma prova de fraude, porque Nixon foi o tal que montou o escândalo watergate. Vai ver ele também deve ser o autor do atentado contra Kennedy o anterior presidente, não é mesmo?

7) Comentarios pessoais: O investigador a certo tempo declara: "...
amos ver agora a fotos dos Três Patetas, digo, dos Três Pinóquios, quero dizer, dos três astronautas que honraram os Estados Unidos com A Fantástica Viagem do Homem à Lua! Nesta foto, esses astronautas estão em quarentena, após retornarem à Terra, recebendo os cumprimentos de suas adoráveis esposas na Base da Força Aérea de Ellington..."

O sarcasmo pode ser sim uma ferramenta no combate das idéias. Eu mesmo, faço isso neste blog. Mas o sujeito chama os tres astronautas de tres patetas depois que formula sua tese. Foi tudo uma farsa no deserto, e homens do governo mataram os técnicos que participaram. O resto é efeito especial do cinema.

O resto é de dar pena.
Realmente, não sei se é caso de pena ou misericórdia; ou remédio e camisa de força.

Mas como o investigador disse, o que eu acho da investigação está protegido..."Evitando qualquer processo judicial que poderia ocorrer contra a minha pessoa, declaro, desde já, que o conteúdo deste site pode não corresponder à realidade e expressa apenas as minhas idéias a respeito do assunto, idéias estas publicadas aqui preservando e colocando em uso o meu direito de liberdade de expressão garantido pelos artigos 5o e 200o da Constituição Brasileira..."



Nenhum comentário: