segunda-feira, 20 de julho de 2009

Brasil cede ao Paraguai em acordo de Itaipu II

Bem, o que significa ceder pelo texto do Estadão?

A Eletrobrás é a Petrobrás do setor elétrico, digamos assim. É através dela que as usinas federais vendem a sua energia ao mercado.

No caso de Itaipu, o Paraguai que praticamente cabe dentro de São Paulo usa 5% da energias produzida tendo direito a 50% dela. Como energia não se guarda em deposito nem na geladeira, ou se desperdiça essa produção ou usa quem mais precisa.

Compare agora o tamanho dos dois paises. O Brasil usa seus 50% e mais os 45% excedentes da parte paraguaia não porque seja bonzinho mas porque precisa dela.

Qual o custo? é dolarizado e a Eletrobrás paga o préço médio aplicado no Brasil. Equivale dizer que o Paraguai recebe a preço de mercado a energia comprada.

O Paraguai até agora foi completamente incompetente em disponibilizar essa energia em seu próprio país mas teima em querer venda-la para outros (no caso Argentina), porque acha que ganharia mais.

Então o ocorre? O estado brasileiro que cede para a Argentina por conta do MercoSul, tratamento alfandegário ruim para produtos brasileiros; que cede para a Bolívia as duas refinárias da Petrobrás a preço da banana; agora cede ao Paraguai que venda seu excedente de energia no mercado brasileiro sem ser pela Eletrobrás.

Na prática o que é isso? É a oferta de energia no mercado livre. Grandes consumidores podem comprar energia por meio de contratos bilaterais de compra e venda de energia sem precisar ser cliente cativo. Por conta da liberdade de escolha tais clientes conseguem uma economia na fatura final de quase 45% em média. Isso é bom para os negócios e praticamente todas as distribuidoras de energia e principalmente as geradoras possuem contratos desse tipo.

Mas qual a vantagem para o Paraguai vender sua energia num mercado que pagará menos do que a Eletrobrás atualmente paga?

Se eventualmente algum leitor que seja conhecedor do mercado livre de energia quiser me explicar fico agradecido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!